FÉRIAS DE AMOR (1955)

Publicado por admin em seg, 10/02/2017 - 11:44
Trilha sonora original do filme Férias de Amor de George Dunning

O filme FÉRIAS DE AMOR dirigido por Joshua Logan tem William Holden e Kim Novak no elenco. O tema de amor é a música mais expressiva e que representa de forma inspirada o trabalho de grande refinamento por parte de George Duning. O compositor recebeu sua quarta indicação para concorrer ao Óscar por FÉRIAS DE AMOR. Anteriormente, Duning havia sido indicado pelas trilhas compostas para os filmes TROVADOR INOLVIDÁVEL (1949), DESTINO AMARGO (1950) e A UM PASSO DA ETERNIDADE (1954). O compositor George Duning receberia ainda uma quinta indicação pela música do filme de George Sidney MELODIA IMORTAL (1956). O detalhe é que em todas essas indicações o crédito acabou ficando com Morris Stoloff que era o diretor musical da Columbia, fato este que revoltava os críticos, já que os méritos nunca eram endereçados para quem de direito.

O compositor George Dunning nasceu em Richmond, estado de Indiana, no dia 25 de Fevereiro de 1908. Ele estudou trompete e piano e aos vinte anos passou a integrar um conjunto que tinha participações regulares em um programa de rádio. Foi essa visibilidade que permitiu que durante uma das apresentações da sua banda, ele fosse observado por um executivo de Hollywood que o convidou para trabalhar no cinema. Foram 175 trilhas compostas, entre produções para o cinema e televisão, o que dá uma dimensão exata do reconhecimento do talento de George Dunning.

O trabalho de Dunning para FÉRIAS DE AMOR é requintado e permeado por um lirismo rigorosamente encantador como bem mostra o inspiradíssimo tema de amor, temperando as cenas dos personagens Hall (William Holden) e Madge (Kim Novak). Na cena em que o personagem Hall vai pegar o trem em movimento, acordes rompantes marcam uma música insinuante que leva a plateia a uma profunda emoção.

Temos ainda na trilha sonora do filme um reforço musical com a inclusão de “Moonglow” (Hudson-DeLange e Mills) além de “It’s Blue World” (Bob Wright e Chet Forrest).A música, em que a personagem Madge tem que tomar a decisão que tem a ver com as razões do seu coração, é impregnada por acordes do tema principal, em que as cordas se encarregam de entoar um tom sublime.

 A trilha sonora de FÉRIAS DE AMOR chegou ao mercado em 1958 pela gravadora MCA Records, que era representada pelo selo Decca. A gravação é da própria Orquestra de Estúdio da Columbia, sob a regência de Morris Stoloff. George Duning tinha sua própria orquestra e tocou muitas melodias de outros autores. Compôs ainda para filmes como BELL, BOOK AND CANDLE (James Stewart e Kim Novak), HOUSEBOAT (Cary Grant e Sophia Loren), O MUNDO DE SUZIE WONG (William Holden e Namcy Kwan),DEVIL AT 4 O’CLOCK (Spencer Tracy e Frank Sinatra) e muitas outras de grande relevância.Duning faleceu em 2000 aos 92 anos.