ANIVERSÁRIO DE LAURENCE ROSENTHAL.

Publicado por admin em sab, 11/04/2017 - 12:50
No vídeo, Laurence Rosenthal executa ao piano a música de Erich Wolfgang Korngold para o filme de 1942 ‘Em Cada Coração um Pecado’.

O respeitado compositor de trilhas Laurence Rosenthal completando 91 anos neste dia 04 de novembro de 2017.

Quando indagado certa vez sobre o que o atraiu para o mundo da música no cinema, o compositor Laurence Rosenthal contou uma historinha interessante. Quando criança, foi com a mãe a um recital de piano e ao ouvir um prelúdio de Chopin, perguntou a sua genitora se era a música que tocou quando Sydnei Carton estava indo para a guilhotina. Essa referência se deveu ao fato de que por ocasião do filme A Queda da Bastilha de 1935, o compositor da trilha Herbert Stothardt utilizou justamente o prelúdio de Chopin para a cena crucial em que o personagem Sydnei Carton era encaminhado para a guilhotina. Mas, tudo isso teve um significado para Laurence Rosenthal, então uma criança, que era do grande poder que a música exercia no contexto da narrativa cinematográfica.

Laurence Rosenthal nasceu na capital do automóvel, Detroit, Michigan, no dia 04 de novembro de 1926. Rosenthal estudou música e composição na conceituada Eastman School of Music,  complementando seus estudos  com a renomada Nadia Boulanger em Paris.

Sua entrada para a música no  cinema se deu em 1951, por ocasião do documentário This Is Russia. No ano seguinte o seu primeiro trabalho para longa metragem em YELOWNECK de 1955 dirigido por R. John Hugh.  Em seu currículo soma 135 trilhas sonoras compostas, valendo-lhe oito prêmios e duas indicações ao Oscar, respectivamente por “Becket, O Favorito do Rei” de 1964 e “O Homem De La Mancha” de 1974, clássico dirigido por Arthur Hiller.

O compositor Laurence Rosenthal tem um acervo de belíssimas trilhas como “O Retorno do Homem Chamado Cavalo” (1976), “A Ilha do Dr. Moreau” (1977), “Fúria de Titãs” (1981) e muitas outras.

Laurence Rosenthal esteve no último dia 29 de setembro no Brasil apresentando-se dentro do projeto Musimagem em Belo Horizonte. Este evento idealizado pela Musimagem Brasil, Associação Brasileira de compositores de Música para Audiovisual tem a curadoria do pianista Marcos Souza e do compositor Tim Rescala. As músicas de Laurence Rosenthal foram executadas pela Orquestra Ouro Preto. Rosenthal recebeu uma homenagem especial dos organizadores do evento, ao mesmo tempo em que promoveu uma palestra, falando sobre a importância da trilha sonora.

Laurence Rosenthal pode ser considerado como um dos últimos representantes da Idade de Ouro da música no cinema. Uma das mais belas páginas musicais de Rosenthal foi a trilha sonora do filme de 1976 “O Retorno do Homem Chamado Cavalo” dirigido por Irving Kershner e estrelado por Richard Harris, numa continuação do original de 1970 “Um Homem Chamado Cavalo”, dirigido por Elliot Silverstein.