INSTRUMENTOS NA TELA.

Publicado por admin em ter, 11/21/2017 - 07:42
Fellini utiliza uma orquestra para passar uma inquietante parábola sobre anarquização da sociedade italiana com a escalada do terrorismo.

Os atores principais desempenham papel de grande importância no contexto da narrativa cinematográfica. Mas, por outro lado, isso não dispensa por exemplo a preponderância que muitas vezes instrumentos musicais desempenham em cena, no sentido ou de ajudar a contar a história ou muitas vezes reforçar uma cena.

Vamos destacar alguns filmes onde os instrumentos musicais aparecem em cena e cumprem um importante papel, por exemplo, o filme de Federico Fellini, ENSAIO DE ORQUESTRA de 1979. Como se vê vários são os instrumentos que desfilam na tela. Fellini utiliza uma orquestra para passar uma inquietante parábola sobre anarquização da sociedade italiana com a escalada do terrorismo. Essa foi a última colaboração de Nino Rota para Fellini, já que o músico morreria do coração alguns meses depois. A própria trilha sonora mostra a desordem instalada no seio da orquestra e por via de consequência na própria sociedade. Nem mesmo o dirigente maior, no caso o regente da orquestra seria capaz de restabelecer uma ordem em que um instrumento não conversava com o outro.