ANIVERSÁRIO DE BILL CONTI

Publicado por admin em qui, 04/12/2018 - 21:12
Bill Conti ficou profundamente identificado com a seqüência cinematográfica de ROCKY, em 1979 ele havia feito a trilha sonora do segundo, sendo que em 1982, ele estava envolvido com a terceira sequência. ROCKY 3, O DESAFIO SUPREMO, também era um desafio para Conti com objetivo de tentar se superar musicalmente. Desta vez a canção não foi composta por ele, já EYE OF THE TIGER, ficou a cargo do conjunto de rock Survivor e  acabou sendo indicada para importantes prêmios como o Oscar, Globo de Ouro e o Bafta.

Bill Conti nasceu em Providence, Rhode Island no dia 13 de abril de 1942, Conti começou a estudar piano aos sete anos debaixo do tutela do pai, um pianista realizado além de escultor e pintor.

Bill Conti é um nome consagrado em Hollywood um dos compositores mais procurados diretores musicais para filmes da televisão. As composições de Conti tiveram altos índices de vendagens atingindo a cifra de oito milhões de discos. Era uma presença constante na festa do Oscar, regendo a orquestra que executa os acordes musicais da mais badalada festa do cinema. Nas ultimas décadas, dedicou-se a atividade concertista, apresentando-se à frente de importantes orquestras dos Estados Unidos. No dia 10 de novembro de 1989, foram reconhecidas as contribuições ricas de Bill Conti para a indústria do entretenimento quando uma estrela que o seu nome dele foi colocada na Calçada da Fama de Hollywood. Em 1995 a Sociedade Americana de Compositores, Autores e Publicadores (ASCAP) premiou  Bill Conti pelo seu trabalho em prol do cinema e televisão. Bill Conti tem origem italiana, trabalhou para vários artistas da Itália. Como um excelente orquestrador, ajudou Manuel de Sica na trilha sonora de O JARDIM DOS FINZI CONTINI. O seu primeiro grande sucesso no campo das trilhas sonoras, aconteceu por ocasião do filme ROCKY, O LUTADOR, de 1976, indicada para prêmios importantes como Oscar e Globo de Ouro. A sua música acabou virando prefixo oficial das lutas de boxe em todo o mundo. 


Versatilidade e talento, sempre acompanharam a trajetória de Conti ao compor suas trilhas tanto para o cinema como televisão. Depois de conquistar o Oscar de melhor canção com Gonna Fly Now, a reputação de Conti se firmou na constelação de Hollywood. Sobre a trilha sonora de ROCKY, Sylvester Stalone conta que bateu as portas da casa de Conti para convidá-lo a compor a trilha de Rocky, mas não esperava que três semanas depois o trabalho já estivesse concluído e particularmente com uma canção que entrou como uma luva no filme. 

A década de oitenta mostrou-se como uma das mais prodigiosas para a carreira de Conti que brindou os amantes da música no cinema com trabalhos importantes e reconhecidos pela crítica. Em 1980 na comédia A RECRUTA BENJAMIN, filme estrelado por Meg Ryan. No ano de 1981 uma grande responsabilidade ao assumir a música do filme da vitoriosa serie James Bond, através de 007 SOMENTE PARA SEUS OLHOS, onde mais uma vez o seu talento fica marcado por uma canção como For Your Eyes Only, interpretada por Sheena Easton. A canção foi indicada ao Oscar e Globo de Ouro, mas foi premiada com o premio ASCAP.

Bill Conti ficou profundamente identificado com a seqüência cinematográfica de ROCKY, em 1979 ele havia feito a trilha sonora do segundo, sendo que em 1982, ele estava envolvido com a terceira sequência. ROCKY 3, O DESAFIO SUPREMO, também era um desafio para Conti com objetivo de tentar se superar musicalmente. Desta vez a canção não foi composta por ele, já EYE OF THE TIGER, ficou a cargo do conjunto de rock Survivor e  acabou sendo indicada para importantes prêmios como o Oscar, Globo de Ouro e o Bafta, que é o Oscar da Inglaterra.

Paralelamente ao trabalho que desenvolvia para o cinema, Bill Conti nunca abriu mão de continuar compondo para filmes feitos para a televisão. Afinal de contas, foi na televisão que ele solidificou sua carreira nos anos setenta. Também era na televisão que os trabalhos musicais pareciam merecer mais atenção junto ao público, já que é inegável o papel de massificação que a televisão ostenta.

Desde 2011 que Conti não compõe para longas metragens, seu mais recente trabalho do ano passado para um curta metragem. Atualmente tem atuado mais na condição de diretor musical de series televisivas. Tem um acervo de mais de 140 trilhas composta e que renderam 27 prêmios. 

O seu único Oscar foi conquistado através do brilhante trabalho para o filme de 1984 dirigido por Philip Kaufman OS ELEITOS.