HOMENAGEM PARA A FOOTLIGHT RECORDS

Publicado por admin em qui, 08/09/2018 - 10:14
Em junho de 2005 quando a Footlight Records localizada no Village em Nova Iorque resolveu fechar a sua loja física, praticamente deixou de fazer sentido as minhas idas para Nova Iorque. 

Em junho de 2005 quando a Footlight Records localizada no Village em Nova Iorque resolveu fechar a sua loja física, praticamente deixou de fazer sentido as minhas idas para Nova Iorque.  Quando por lá passava era sempre o primeiro a chegar e praticamente o último a sair, como se fosse aquele funcionário exemplar. Aliás, não foi por acaso, que certa vez o jornalista Luiz Máximo quando chegou a Footlight logo me abordou, pois eu parecia funcionário da loja. Ele queria saber onde ficava a seção dos compositores poloneses. Foi quando então nos conhecemos e trocamos muitas informações, pois à época ele estava escrevendo o livro que renderia dois volumes dedicados à música no cinema. Posso assegurar com absoluta certeza que ao longo dos trinta anos de existência da loja, ela contribui em pelo menos 60% das mais de 5.000 trilhas sonoras adquiridas ao longo desse tempo. A Footlight era capaz de surpreender colecionadores de trilhas com verdadeiras relíquias musicais. Numa das minhas viagens, estando a caminho do aeroporto, no retorno ao Brasil, de repente lembrei-me que havia esquecido de adquirir a preciosidade musical que foi a trilha sonora de 1915 do filme de NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO do cineasta David Griffith com a música composta por Joseph Carl Breil. Quase perdi o voo, mas garanti a trilha para a minha coleção.

Durante os trinta anos da loja física não havia quem não conhecesse ou pelo menos não tinha ouvido falar sobre a Footlight Records. Bons tempos aqueles!

Posto o arquivo de áudio dessa raridade que é a trilha sonora do filme NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO.