ANIVERSÁRIO DE STELVIO CIPRIANI

Publicado por admin em seg, 08/20/2018 - 12:09
Stelvio Cipriani já compôs mais de 240 trilhas entre cinema e televisão e continua ativo, tendo no ano passado assinado a trilha sonora de um vídeo documentário do cineasta italiano Federico Caddeo.

Neste dia 20 de agosto está aniversariando o compositor italiano de trilhas sonoras Stelvio Cipriani que nasceu em Roma e cujo trabalho de maior amplitude junto ao grande publico foi a trilha sonora do filme ANÔNIMO VENEZIANO, de 1970.  O tema principal virou uma espécie de prefixo dos namorados, servindo até mesmo para marcar os passos da noiva até o altar em casamentos. Stelvio Cipriani cuja estréia no campo musical se quando do lançamento da cantora Rita Pavone na década de sessenta. Ele fazia os arranjos e também regia a orquestra que acompanhou durante muitos anos a cantora de enorme prestigio. Quem diria que na juventude, Stelvio Cipriani até que tentou jogar futebol, mas a experiência não durou muito tempo, mas até hoje ama o “cálcio”, que é futebol em italiano. Formado pelo tradicional Conservatório Santa Cecilia de Roma, sempre fez questão de deixar claro a sua profunda admiração pelo compositor Chopin. Muitos de seus trabalhos exalam uma influência clássica, bem por isso na trilha de Anônimo Veneziano promoveu uma releitura do concerto para oboé de Benedetto Marcello, através de um Adagio. 

Em 1994 Stelvio Cipriani gravou um CD pela CAM, com a Orquestra Sinfônica da Bulgária num projeto intitulado Cinema e Música. Através deste projeto ele fez várias apresentações não só pela Itália bem como alguns países da Europa. 

Stelvio Cipriani já compôs mais de 240 trilhas entre cinema e televisão e continua ativo, tendo no ano passado assinado a trilha sonora de um vídeo documentário do cineasta italiano Federico Caddeo.

Indiscutivelmente a sua “obra prima” é a trilha sonora do filme dirigido por Enrico Maria Salerno ANÔNIMO VENEZIANO de 1970,  estrelado por Tony Musante e a brasileira Florinda Bolkan.