O GENIAL MILES DAVIS

Publicado por admin em sex, 09/28/2018 - 16:46
Em 1958 o compositor Miles Davis foi convidado pelo cineasta Louis Malle para compor a trilha sonora do filme ASCENSOR PARA O CADAFALSO. O filme foi o primeiro longa metragem do cineasta Louis Malle, como também a primeira experiência de Miles Davis compondo trilha sonora para o cinema.

O peso artístico de Miles Davis para música, especificamente para o jazz, para muita gente teria uma relação quase que semelhante à de Ernest Hemingway para a literatura e Picasso para a pintura. Independente da conceituação, de forma inegável o talento de Miles Davis evidenciava um virtuosismo quase que inigualável. Em 1958 o compositor Miles Davis foi convidado pelo cineasta Louis Malle para compor a trilha sonora do filme ASCENSOR PARA O CADAFALSO. O filme foi o primeiro longa metragem do cineasta Louis Malle, como também a primeira experiência de Miles Davis compondo trilha sonora para o cinema. Na época o cineasta Malle havia conhecido Davis por intermédio do diretor da gravadora do artista. Miles Davis frequentou o set de filmagem e tocava o seu trompete para a atriz Jeanne Moreau, causando profundo encantamento. 

Em 1994 ao me deparar com a trilha sonora original do filme ASCENSOR PARA O CADAFALSO, na Footlight Records em Nova Iorque, aquilo se traduziu numa experiência fantástica. Primeiro, a trilha original do filme havia sido lançada em vinil, na década de sessenta na França, numa edição limitada. Assim como quando do lançamento nos anos noventa em CD, também houve uma limitação no número de cópias o que permitiu que apenas uma parcela pequena de aficionados pudesse ter acesso à trilha sonora.

ASCENSOR PARA O CADAFALSO é uma trilha que se por um lado, funciona de forma relativa longe das cenas do filme, por outro lado, temperando as imagens ela é rigorosamente perfeita e sob medida.

Miles Davis faria apenas mais uma trilha para um longa metragem que foi para o filme DINGO de 1991, sendo que naquele mesmo ano, no dia 28 de Setembro ele viria a falecer, vítima de uma pneumonia.

No arquivo de áudio você ouvirá uma suíte especial da trilha sonora de ASCENSOR PARA O CADAFALSO.