MORRICONE 90 ANOS

Publicado por admin em dom, 09/30/2018 - 11:44
Il Maestro Ennio Morricone recebe um abraço do presidente da Itália Sergio Mattarella por ocasião do evento NOVANT'ENNIO.

Il Maestro Ennio Morricone completará no dia 10 de Novembro, 90 anos. Mas as comemorações tiveram início na semana que passou, com uma homenagem da Academia de Música de Santa Cecilia de Roma com o evento NOVANT’ENNIO. Três anos depois de Morricone ter ingressado na Academia de Música de Santa Cecília ele já era convidado para participar da orquestra da instituição. Foi também na Academia de Santa Cecília que Morricone estudou trompa com Umberto Semproni e harmonia com Roberto Caggiano. Por toda essa ligação de décadas e por ocasião da comemoração aos noventa anos do grande ícone da música Ennio Morricone é que a Academia Nacional de Santa Cecília promoveu o evento intitulado NOVANT’ENNIO  no último dia 27 de Setembro. O evento teve ainda as participações do grande amigo de Morricone, o compositor Nicola Piovani e o regente que vem arrancando aplausos de distintas plateias o jovem Carlo Rizzare. Um programa que foi elaborado pelo próprio Morricone que fez questão de incluir obras célebres daqueles compositores que contribuíram para robustecer a sua fonte inspiradora, no caso Stravinski, Bach mas também seu grande mestre de composição, Goffredo Petrassi. Por outro lado um dos importantes nomes da música contemporânea  Salvatore Sciarrino também compôs uma peça especial intitulada “Parabéns Morricone”. Nicola Piovani também homenageou o amigo compondo uma peça especial intitulada “MILL’ENNIO “.

 Il Maestro também mereceu uma composição especial do compositor de trilhas Dario Marianelli com o título “Pequena Serenata de Comemoração dos 90 anos de um jovem compositor”. Morricone selecionou entre as suas composições as trilhas dos filmes Il Pentito ( disponível no arquivo de áudio para ser ouvida), A Missão, a Lenda do Pianista do Mar e A Bíblia.  

O presidente da Itália Sergio Mattarella prestigiou o evento do dia 27 de Setembro na Academia Nacional de Música de Santa Cecília cumprimentando Il Maestro Ennio Morricone.

Bravo Ennio!