ANIVERSÁRIO DE ELIA CMIRAL

Publicado por admin em seg, 10/01/2018 - 11:07
O compositor Elia Cmiral nasceu em Praga capital da República Checa, no dia 01 de Outubro de 1950. Como seu avô era diretor da Academia de Música de Praga, isso o estimulou desde cedo a ter interesse pela música.

O compositor Elia Cmiral nasceu em Praga capital da República Checa, no dia 01 de Outubro de 1950. Como seu avô era diretor da Academia de Música de Praga, isso o estimulou desde cedo a ter interesse pela música. Quando tinha 11 anos tentou compor a sua primeira sinfonia, mas parou nos primeiros oito compassos. Mais tarde, seu pai que era diretor de teatro estava adaptando a obra Cyrano De Bergerac e encomendou ao filho que fizesse a trilha sonora. Com um órgão e um dueto de guitarra ele compôs a trilha sonora o que serviu de estímulo para que passasse a se dedicar com mais afinco no estudo da música. Quando completou 30 anos, resolveu fugir para a Suécia onde estabeleceu residência e passou a estudar música, pois ele teve a oportunidade até de ouvir músicas que não conhecia desde o rock até música erudita. Em 1986 ele já estava morando e estudando música em Los Angeles e as portas do cinema começaram a ser abertas, primeiramente com a trilha sonora de APARTAMENTO ZERO, do cineasta argentino Martin Donovan. Com mais de setenta trilhas sonoras compostas entre produções para cinema e televisão, isso ensejou a conquistas de alguns prêmios. No ano passado ele teve a trilha sonora do filme curta metragem, LACRIMOSA, premiado no Festival Internacional de Calcutá na Índia.

Cmiral espera o filme ser concluído, daí acaba tendo um envolvimento emocional mais próximo e com isso acaba inspirado a compor a trilha sonora. A música eletrônica que entrou na sua trajetória desde os tempos na Suécia, acaba se constituindo numa marca forte das suas composições. Um dos trabalhos mais inspirados de Cmiral aconteceu por ocasião do filme estrelado por Robert De Niro e Jean Reno, RONIN com direção de John Frankenheimer.