MORRICONE E O VIOLONCELO

Publicado por admin em dom, 10/28/2018 - 15:02
Em 1952 o compositor Ennio Morricone compôs “Trio para Clarinete, corne inglês e violoncelo”. O violoncelo é um instrumento de grande relevância, basta lembrar que nas orquestras normalmente podemos encontrar de 8 a 12 violoncelos.

Em 1952 o compositor Ennio Morricone compôs “Trio para Clarinete, corne inglês e violoncelo”. O violoncelo é um instrumento de grande relevância, basta lembrar que nas orquestras normalmente podemos encontrar de 8 a 12 violoncelos. Mas se esse número é inferior ao de violinos, por exemplo, por outro lado devemos reconhecer que o som do violoncelo tem uma capacidade maior quanto ao volume de som. Em muitas trilhas sonoras de Morricone a presença do violoncelo sempre foi muito valorizada, se por um lado não na condição de solo principal, de outra parte para oferecer um suporte importante para as cordas. Por isso quando em 2004 a Sony resolveu investir na produção de um disco envolvendo o maior compositor de trilhas de todos os tempos, Ennio Morricone e uma das maiores expressões do violoncelo da atualidade, Yo Yo Ma, claramente estava formada uma parceria fadada ao sucesso absoluto. Mas até mesmo para marcar este lançamento foi programado um concerto no dia 16 de novembro de 2004 nas dependências do Auditório de Bovard na Universidade do Sul da Califórnia, com Ennio Morricone regendo a Roma Sinfonietta Orchestra com Yo Yo Ma executando as músicas que constam do CD  YoYo Ma Play Morricone. Um repertório apurado com os famosos temas de A Missão, Era Uma Vez no Oeste, Era Uma Vez na América, Cinema Paradiso, A Lenda do Pianista do Mar, Malena, Três Homens em Conflito, Malena e Os Intocáveis. Mas a grata surpresa foi a inclusão de três temas pouco conhecidos, pertencentes a series televisivas, sendo dois do filme de 1974, MOISES e o outro da produção de 1982 MARCO POLO. 

No dia 13 de abril de 2014 no Teatro Filodrammatrici de Milão, Ennio Morricone foi homenageado pelo Ensemble Duomo que executou um repertório que constou das seguintes trilhas: ERA UMA VEZ NO OESTE, ERA UMA VEZ NA AMÉRICA, CINEMA PARADISO, SACCO &VANZETTI, INVESTIGAÇÃO SOBRE UM CIDADÃO ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA, OS SICILIANOS, APENAS UM JANTAR e MADDALENA. Num quinteto formado por violão,viola,violino e flauta, o brilho ficou com a violoncelista Marcella Schiavelli com seu virtuosismo e classe.

No arquivo de áudio você vai ouvir a maravilhosa música tema da serie de televisão MOISES composta por Ennio Morricone e executada por Yo-Yo Ma.