ANIVERSÁRIO DE BRUNO COULAIS

Publicado por admin em sab, 01/12/2019 - 16:22
Com mais de 190 trilhas compostas, Bruno Coulais acabou de compor a trilha sonora da comédia  de Anne Fontaine BLANCHE - NEIGE, estrelada por Isabelle Huppert.

Formado pelo Conservatório de Música de Paris, nem bem tinha concluído a graduação eis que surge a primeira oportunidade para uma relação com o cinema. Tudo aconteceu por conta da iniciativa do cineasta François Reichenbach que estava preparando um documentário de curta metragem intitulado “México Mágico “e convidou Bruno Coulais para compor a trilha sonora. A partir de então ele começou a compor e não parou mais, sendo que o primeiro longa viria em 1986 chamado LIEN DE PARENTÉ dirigido por Willy Rameau. Muito em função da sua formação musical, Coulais tem uma especial predileção por compositores como os russos Stravinsky e Prokofiev. No cinema, sua identificação fica por conta dos nomes de Nino Rota, Bernard Herrmann. O compositor Bruno Coulais prefere fazer as orquestrações de suas composições, pois ele prefere a partir da melodia, escolher os instrumentos que vai utilizar.

Em 2005 Bruno Coulais recebeu uma indicação para o Oscar de trilha sonora pelo seu trabalho para o filme A Voz do Coração. Ele tem  uma galeria de prêmios recheada, pois só na Bélgica ele já faturou três prêmios no Festival Internacional de Cinema.

Com mais de 190 trilhas compostas, Bruno Coulais acabou de compor a trilha sonora da comédia  de Anne Fontaine BLANCHE - NEIGE, estrelada por Isabelle Huppert.

Das trilhas produzidas até aqui, um dos trabalhos mais apurados, sem dúvida foi para o filme de animação de Henry Selick CORALINE, E O MUNDO SECRETO com uma trilha inspiradora dos melhores contos infantis, lembrando muito Andersen, principalmente com o brilhante aproveitamento de um coro infantil.

Bruno Coulais nasceu em Paris no dia 13 de janeiro de 1954, completando 65 anos neste 2019 sendo o homenageado pelo programa A Música no Cinema, apresentado todos os domingos 8 da noite pela Universitária FM (www.universitariafm.ufu.br