Música no Cinema

ANIVERSÁRIO DE JOHN WILLIAMS

Enviado por admin em seg, 02/08/2021 - 15:18
Para uns, a vida depois dos oitenta poderia parecer um réquiem, mas para John Williams ela continua sendo a fonte de constante inspiração para o melhor da música no cinema. Neste dia 08 de fevereiro,  o compositor John Williams completa 89 anos de uma feliz e premiada existência.

Para uns, a vida depois dos oitenta poderia parecer um réquiem, mas para John Williams ela continua sendo a fonte de constante inspiração para o melhor da música no cinema. Neste dia 08 de fevereiro,  o compositor John Williams completa 89 anos de uma feliz e premiada existência. Tio João como é carinhosamente chamado pelos seus fãs, nasceu em Nova Iorque em 1932 e no ano de 1948 mudou-se com a família para Los Angeles, onde graduou-se na renomada UCLA estudando composição com o renomadíssimo Mario Castelnuovo-Tedesco.

UM PAPO LEGAL COM ED CÔRTES

Enviado por admin em dom, 11/29/2020 - 11:47
Ed Côrtes vem de uma família de músicos. O avô de Ed Côrtes era flautista, enquanto a sua avó tocava violino nas salas de exibição. Ed é filho do respeitado compositor, pianista, maestro e arranjador Edmundo Villani-Côrtes.

Fechando a serie especial de Compositores Brasileiros de Trilhas Sonoras 2020, nosso entrevistado no programa A Música no Cinema da Rádio Universitária FM, é o compositor Ed Côrtes. Nascido na capital paulista no dia 02 de julho de 1965, Ed Côrtes vem de uma família de músicos. O avô de Ed Côrtes era flautista, enquanto a sua avó tocava violino nas salas de exibição. Ed é filho do respeitado compositor, pianista, maestro e arranjador Edmundo Villani-Côrtes. Sua mãe a cantora lírica Efigênia e sua irmã Gê é contrabaixista.

HOMENAGENS ESPECIAIS

Enviado por admin em dom, 11/08/2020 - 10:27
Vamos homenagear os aniversariantes da semana os compositores John Scott, Laurence Rosenthall, o cineasta Fernando Meirelles e a atriz Sally Field e o ator Alain Delon. Também vamos prestar um tributo aos que partiram, como os compositores John Barry, Basil Poledouris e Stanley Myers, além dos cineastas Jacques Tati e Mike Nichols.

No programa deste domingo dia 08 de novembro, vamos homenagear os aniversariantes da semana os compositores John Scott, Laurence Rosenthall, o cineasta Fernando Meirelles e a atriz Sally Field e o ator Alain Delon. Também vamos prestar um tributo aos que partiram, como os compositores John Barry, Basil Poledouris e Stanley Myers, além dos cineastas Jacques Tati e Mike Nichols. De cada um dos homenageados, vamos apresentar uma trilha marcante de cada trabalho realizado.

TRIBUTO PARA FELLINI

Enviado por admin em seg, 11/02/2020 - 12:21
Uma trajetória cinematográfica vitoriosa de Federico Fellini que em 27 filmes, conquistou 67 prêmios, tendo sido indicado em 12 oportunidades para o Oscar. Clique no arquivo de áudio para ouvir o programa em homenagem a Federico Fellini!

No programa do dia 01 de novembro prestamos um tributo ao cineasta Federico Fellini, que faleceu no dia 31 de outubro de 1993 aos 73 anos. A entrada de Fellini para o cinema aconteceu em 1939, mas, como  diretor sua primeira oportunidade aconteceu em 1950. Nesse ano, em parceria com Alberto Latuada o saudoso mestre filmou LUZES DA CIDADE. Em pleno outono de 42, e não no verão, como no filme, Fellini conhece uma moça chamada Giulia Massina com quem mantém um curto namoro, porém longo casamento.

COMPOSITORES BRASILEIROS DE TRILHAS SONORAS

Enviado por admin em seg, 10/26/2020 - 11:29
Bettina Calmon, David Bessler, Fábio Carneiro Leão, Piero Schlochauer e Ruben Feffer.

No domingo, dia 25, tivemos mais um programa dedicado aos compositores brasileiros de trilhas sonoras. Nesta seleção feita elo produtor musical e compositor Mauricio Domene tivemos as participações de Bettina Calmon, David Bessler, Fábio Carneiro Leão, Piero Schlochauer e Ruben Feffer. O Brasil é um celeiro importante de talentos no campo das trilhas sonoras, bem por isso o programa A Música no Cinema vai continuar prestigiando esses importantes nomes, que muitas vezes não tem o devido reconhecimento, exceto quando são premiados nos mais distintos eventos de cinema e música.

ANIVERSÁRIO DE HOWARD SHORE

Enviado por admin em dom, 10/18/2020 - 10:42
A trilha sonora para a trilogia de O SENHOR DOS ANÉIS, a obra prima de Howard Shore, acabou se transformando numa franquia concertista com apresentações ao redor do mundo.

Howard Shore  nasceu em Toronto, Canadá no dia 18 de outubro de 1946. Quando tinha 8 anos de idade despertou o seu talento e interesse para a música. Nesse momento ele começa a estudar música e também tocar instrumentos que o levaram a participar ativamente da banda da sua escola. Quando completou 17 anos, tinha decidido se dedicar integralmente a sua carreira musical. Sua educação escolar passou pela respeitada escola pública de Toronto, Forrest Hill Institute. Mais tarde, foi para Boston visando adentrar o ensino superior na Berklee College of Music.

ANIVERSÁRIO DE MICHAEL GIACCHINO

Enviado por admin em sab, 10/10/2020 - 11:20
O compositor Michael Giacchino aniversariante deste dia 10 de outubro, homenageado no programa A Música no Cinema.

Michael Giacchino nasceu na cidade de Riverside, estado de Nova Jersey, Estados Unidos, no dia 10 de outubro de 1967. Formado em cinema pela Escola de Artes Visuais de Nova Iorque, não demorou muito para que conseguisse um emprego ambicionado por muitos que foi trabalhar para os estúdios Disney.

ANIVERSÁRIO DE STING

Enviado por admin em dom, 10/04/2020 - 10:56
Sting nasceu na cidade de Wallsend, nordeste da Inglaterra no dia 02 de outubro de 1951.No programa A Música no Cinema vamos mostrar ainda 11 das principais e mais premiadas canções de Sting. Você vai ficar sabendo o motivo que levou Sting a ser conhecido como “o homem do colete amarelo”.

Sting nasceu na cidade de Wallsend, nordeste da Inglaterra no dia 02 de outubro de 1951.No seu instrumento baixo, Sting perambulou por algumas bandas como The New Castle Big Band, Phoenix Jazzmen, Earthrise e Last Exit. Uma noite o bateirista Stewart Copeland estava assistindo uma apresentação da Last Exit e ficou empolgado com o talento e versatilidade do baixista Sting. Os desenvolveram uma parceria, com isso Sting acabou abandonando a sua carreira de professor na cidade de Wallsend, mudando para Londres.

COMPOSITORES BRASILEIROS DE TRILHAS SONORAS

Enviado por admin em dom, 09/27/2020 - 11:17
Mais um time imbatível de compositores brasileiros de trilhas sonoras.

A exemplo do que acontece no último programa de cada mês, neste domingo dia 27 de setembro, mais um imperdível programa A Música no Cinema focalizando os compositores brasileiros de trilhas sonoras. O programa produzido e apresentado pelo jornalista Márcio Alvarenga conta com a colaboração do compositor e produtor musical Mauricio Domene que tem a tarefa de selecionar os compositores que farão parte da seleção musical do programa.

ANIVERSÁRIO DE SOPHIA LOREN

Enviado por admin em seg, 09/21/2020 - 18:41
Sophia Vilani Scicolone  ou simplesmente Sophia Loren, nasceu em Roma no dia 20 de setembro de 1934. Portanto, por ocasião do seu aniversário vamos homenagear esta que sempre foi considerada como uma musa do cinema italiano. 

Sophia Vilani Scicolone  ou simplesmente Sophia Loren, nasceu em Roma no dia 20 de setembro de 1934. Portanto, por ocasião do seu aniversário vamos homenagear esta que sempre foi considerada como uma musa do cinema italiano. Até aqui já são 98 filmes e que renderam 1 Oscar e mais 64 prêmios, além de ter sido indicada para outros 34. Neste ano ela retorna ao cinema com a direção do seu filho Edoardo, ela que estava afastada das telas desde 2009.