OS MELHORES ANOS DE UMA VIDA

Enviado por admin em qua, 03/09/2022 - 17:01
Em OS MELHORES ANOS DE UMA VIDA, Deroc vive numa instituição de longa permanência que mais parece um “spa”. Naquele condomínio da terceira idade dotada de todo o conforto, o passatempo preferido dos inquilinos é a brincadeira de adivinhar as datas de acontecimentos importantes.

Se DE VOLTA PARA O FUTURO, mereceu uma trilogia, o cineasta francês Claude Lelouch percebeu que o seu clássico de 1966,  UM HOMEM, UMA MULHER, também merecia. Se por um lado, em 1986 por ocasião de UM HOMEM, UMA MULHER: 20 ANOS DEPOIS não obteve o mesmo brilho do primeiro filme, isso não serviria de desestimulo para Lelouch. Assim sendo, em 2019 ele resolveu filmar  OS MELHORES ANOS DE UMA VIDA. Os dois personagens centrais de UM HOMEM, UMA MULHER, Jean Louis Duroc, interpretado por Jean-Louis Trintignant e Anne Gauthier, protagonizada por Anouk Aimée, estariam entrando na reta final da vida. Lelouch sempre nos surpreendeu positivamente em seus filmes, principalmente pelo fato de ser um romântico definitivo. Em OS MELHORES ANOS DE UMA VIDA, Deroc vive numa instituição de longa permanência que mais parece um “spa”. Naquele condomínio da terceira idade dotada de todo o conforto, o passatempo preferido dos inquilinos é a brincadeira de adivinhar as datas de acontecimentos importantes. Para Deroc o seu passatempo preferido era resgatar as lembranças de Anne, o grande amor da sua vida. Deroc recebe periodicamente a visita do seu filho Antoine, que decide então localizar Anne e quem sabe convidá-la para visitar o pai. Diferentemente de Deroc, o seu grande amor Anne é proprietária de uma loja e com isso mantem uma vida extremamente ativa, não sentindo nenhum peso da idade. Considerando que o cineasta Claude Lelouch pretendia estabelecer um contraponto entre esses dois personagens, Deroc acomodado num lar de idosos e Anne ativamente comandando os negócios. Deroc alimentando o seu pensamento com as passagens marcantes do grande amor da sua vida. Anne não conseguindo esquecer o homem que proporcionou os melhores anos da sua vida. O filme além de ser enriquecido com as inesquecíveis imagens do clássico de 1966, tudo temperado com um repertório de canções que contribuem para valorizar a produção cinematográfica. Para esses tempos sombrios onde o ódio se alimenta dos fatos da atualidade, Lelouch nos encanta lembrando que o amor pode viver das recordações.

Clique no arquivo de áudio para ouvir a canção “Les plus belles années d'une vie” nas vozes de Nicole Croisille e Calogero. Da trilha sonora original do filme OS MELHORES ANOS DE UMA VIDA. Música de Francis Lai com letra de Didier Barbelivien