ANIVERSÁRIO DE JESSICA LANGE

Publicado por admin em sex, 04/20/2018 - 11:33
Na carreira de Jessica Lange até aqui já são 44 filmes e que renderam 39 prêmios, além de ter sido indicada para outros 79 prêmios. Atualmente tem se dedicado mais a series televisivas como A História de Horror Americana  que teve início em 2011 com contrato até o ano que vem. 

Jessica Lange atriz versátil cuja beleza, intensidade, e profissionalismo lhe fizeram um das atrizes mais importantes em Hollywood. Ela nasceu no dia 20 de abril de 1949, em Cloquet, Minnesota, E.U.A. onde o pai trabalhou como  vendedor ambulante. Ela obteve uma bolsa de estudos para o curso de arte  na Universidade de Minnesota, mas ao invés disso ela foi para Paris para estudar arte dramática. Mais tarde  mudou para Nova Iorque, enquanto trabalhando como um modelo em 1976, surge a primeira oportunidade através do produtor Dino Di Laurentis que procurava uma atriz de rosto bonito para tentar fascinar o KING KONG, uma refilmagem do clássico de 1933. O filme atraiu muito comentário desfavorável e  acabou resultando num fiasco de bilheteria. No entanto, o filme serviu para mostrar que estava surgindo uma estrela de grande potencial, tanto assim que ela conquistou o importante Globo de Ouro de melhor atriz.

Jéssica Lange que  foi casada dez anos com o cantor Paco Grande, de quem se divorciou em 1981, no ano seguinte ela acaba engravidando do bailarino russo Mikhail Barishinikov, nasce sua primeira filha Alexandra. Mas Jéssica assumiu sozinho a criança e no ano seguinte, 1982 ela iniciava uma relação com o ator, produtor e diretor Sam Shepard (falecido em 2009) com quem teve mais dois filhos Hanna e Walker.

Depois de KING KONG, surgiria uma grande oportunidade na carreira recém iniciada de Jéssica, através de Bob Fosse que a convidou para fazer o filme ALL THAT JAZZ O SHOW DEVE CONTINUAR, que é uma espécie de autobiografia do cineasta, isso em 1979, o filme fez muito sucesso e contribuiu para consagrar definitivamente o talento de Jéssica Lange.

Mas foi através de FRANCES filme de 1982 que ela encarnaria o papel da polêmica e controvertida atriz Francês Farmer que chocou toda a sociedade americana na década de trinta pelas suas posturas políticas. O seu desempenho em FRANCES valeu-lhe indicações ao Oscar e Globo de Ouro. Jéssica ganhou o prêmio de melhor atriz do Festival de Cinema de Moscou. Em TOTSIE, comédia que ela contracena ao lado de Dustin Hoffman ela conquista o seu primeiro   Oscar da carreira como melhor atriz coadjuvante.

Jéssica Lange sempre se caracterizou por uma defensora intransigente de causas sociais e políticas. Por exemplo, ela se posicionou contra a Guerra do Iraque o que lhe valeu reações furiosas por parte de segmento da comunidade norte-americana. Mas ela é uma mulher de convicções sólidas e que não se abala diante de desafios, muito pelo contrário, isso soa como estimulo para defender seus pontos de vista. Uma outra causa abraçada por Jéssica Lange é os direitos dos monges do Nepal. 

Jéssica Lange também foi eleita pela revista Empire como uma das 100 estrelas mais sensuais do cinema. Aliás, sua sensualidade ficou muito latente por ocasião do filme CEU AZUL onde ela faz o papel da esposa adultera Carly Marshall, que lhe valeu o Oscar de melhor atriz em 1994.

Até aqui já são 44 filmes e que renderam 39 prêmios, além de ter sido indicada para outros 79 prêmios. Atualmente tem se dedicado mais a series televisivas como A História de Horror Americana  que teve início em 2011 com contrato até o ano que vem. 

Das inúmeras trilhas sonoras dos filmes de Jessica Lange, poderíamos destacar vários, mas preferimos nos reportar ao filme do cineasta Costa Gavras de 1989 MUITO MAIS QUE UM CRIME, trilha sonora composta pelo francês Philippe Sarde.