TEMAS ASSOVIADOS.

Publicado por admin em seg, 11/27/2017 - 15:28
Por ocasião do filme A PONTE DO RIO KWAI, o autor da trilha o compositor inglês Malcolm Arnold resolveu prestigiar o seu compatriota, aproveitando então a marcha para essa tradicional cena do filme.

O hábito de assoviar é tão antigo quanto ao de assoprar. Ouça, se os papagaios imitam voz humana e assovios, então é uma prova incontestável de que o  assovio é realmente bastante antigo. Bem, mas qual seria a motivação de falarmos sobre assovio ? Eu diria que a motivação nasceu de uma constatação, qual seja de que muitas músicas de cinema, fizeram sucesso, principalmente a partir do próprio assovio. Não são poucos os exemplos que temos a oferecer com relação aos temas musicais onde o assobio faz um solo importante. Um exemplo marcante é do filme A PONTE DO RIO KWAI,  dirigido por David Lean, de 1957 que tem na marcha assoviada pelo batalhão formado pelos prisioneiros ingleses, uma das cenas mais emblemáticas do cinema. Esta marcha é de 1914 composta pelo inglês Frederick Joseph Ricketts, tornando-se um clássico das paradas militares. Por ocasião do filme A PONTE DO RIO KWAI, o autor da trilha o compositor inglês Malcolm Arnold resolveu prestigiar o seu compatriota, aproveitando então a marcha para essa tradicional cena do filme.

A versão musical apresentada no filme foi gravada com a orquestra regida por Mitch Miller, maestro e compositor norte-americano que faleceu em 2010 aos 99 anos.