ANIVERSÁRIO DE MICHAEL NYMAN

Publicado por admin em qui, 03/22/2018 - 19:52
Michael Nyman continua excursionando pelos quatro cantos do mundo com sua banda minimalista difundindo suas músicas, principalmente as trilhas sonoras como COZINHEIRO, O LADRÃO, A MULHER E O AMANTE, AFOGANDO EM NÚMEROS, O LIVRO DE PRÓSPERO, O PIANO  e muitas outras. Neste dia 29 de março Michael Nyman e sua banda se apresentam na Praça Museo em Nápoles na Itália.

Michael Nyman nasceu em Londres, Inglaterra,  no dia 23 de março de 1944. Ele sempre foi um profundo estudioso da música e quando decidiu em 1964, abandonar a composição, isso foi visto com preocupação por parte de todos aqueles que acompanhavam a sua trajetória. Em 1968 ele foi o primeiro músico a utilizar a expressão minimalista, gênero que seria consagrado, principalmente por parte de Philip Glass. Em 1968 ele começou a trabalhar num programa de rádio da BBC de Londres e com isso retomou o caminho da composição musical. Micvhael Nyman sempre teve  forte formação erudita que extravasava em suas composições. Ele se notabilizou pela parceria com o diretor Peter Greenway, sendo que seu primeiro sucesso em termos de trilhas aconteceu por ocasião do filme O COZINHEIRO, O LADRÃO, A MULHER E O AMANTE.

A essa altura, Michael Nyman já estava se dedicando a apresentações da sua banda, que funcionava como uma espécie de laboratório musical. Foi através deste seu exercício que nasceram composições fortes, sólidas permitindo que Nyman produzisse uma gama bastante variada para conjuntos, orquestras, quartetos e quintetos. Dentre suas obras se destacam até mesmo sinfonias e uma obra para coro de igreja. No cinema, Nyman encontrou uma oportunidade de encaixar a sua música de forma precisa e milimétrica. Um dos grandes sucessos em termos de público foi a sua trilha para o filme da australiana Jane Campion, O PIANO que acabou indicada ao Globo de Ouro.

Uma habilidade instintiva bastante aguçada, seu senso de humor, sua imaginação extremamente criativa e diferentemente de outros compositores, nunca se coloca em torres de marfim. Tudo isso faz com que Nyman acabe tendo companheiros fiéis no cinema, como o caso de Peter Greenaway e Michael Winterbotton.

Michael Nyman é um compositor que gosta de ter a mais absoluta interação com o diretor, aceitando até mesmo sugestões, aliás ele sempre estimula esse tipo de participação. No fundo Nyman ama profundamente o trabalho de produzir trilhas para o cinema até aqui Nyman tem um acervo com mais de 100 trilhas compostas para o cinema.

Michael Nyman continua excursionando pelos quatro cantos do mundo com sua banda minimalista difundindo suas músicas, principalmente as trilhas sonoras como COZINHEIRO, O LADRÃO, A MULHER E O AMANTE, AFOGANDO EM NÚMEROS, O LIVRO DE PRÓSPERO, O PIANO  e muitas outras. Neste dia 29 de março Michael Nyman e sua banda se apresentam na Praça Museo em Nápoles na Itália.