OS TANGOS DE MORRICONE.

Publicado por admin em sex, 01/19/2018 - 09:27
 Il Maestro Ennio Morricone que esbanjou talento ao compor tangos para várias produções. A primeira vez que Morricone compôs um tango foi na estreia da diretora Lina Wertmuller em 1963 através do filme I BASILISCHI onde ele nos apresenta um expressivo e sensual  “Tangone” em estilo mambo rumba.

Quando falamos de tango no cinema, impossível não lembrarmos da produção PERFUME DE MULHER, dirigido por  Martin Breast que tem a emblemática cena em que Al Pacino dança um tango, um dos momentos mais apoteóticos do filme.

O tango é a dança urbana mais popular da Argentina, que se tornou mundialmente famosa a partir de 1910. O compasso da dança era 2/4 depois em geral 4/4 e 4/8, mas a partir de 1955 tornou-se ritmicamente mais complexa.

Você pensa que só os argentinos são capazes de compor um tango, aí que você se engana. Compositores de várias nacionalidades se avoraram em compor um tango e muitos acabaram se saindo muito bem. Um deles é o Il Maestro Ennio Morricone que esbanjou talento ao compor tangos para várias produções. A primeira vez que Morricone compôs um tango foi na estreia da diretora Lina Wertmuller em 1963 através do filme I BASILISCHI onde ele nos apresenta um expressivo e sensual  “Tangone” em estilo mambo rumba. Trabalhando com outra mulher Armenia Balducci que de atriz passou a dirigir em 1979. No seu segundo longa metragem intitulado STAR SYSTEM, Morricone é o responsável pela trilha sonora e esbanja mais uma vez criatividade e talento ao compor o que ele chamou de Tango Grotesco, apresentando-o com dois arranjos distintos. Finalmente um outro exemplo de tango composto por Morricone para o filme NINFETA ITALIANA, quando novamente trabalha com a cineasta Lina Wertmuller. Neste filme de 1996 baseado no livro de Domenico Rea. Mais uma vez Morricone nos impressiona com o seu tango denominado  “Tango A Due Nel Bosco”.

Nos arquivos de áudio você poderá ouvir os três exemplos de tangos de Morricone.

Portanto, a genialidade de Ennio Morricone pode ser exemplificada em vários ritmos universais.