SOB FOGO CERRADO (1983)

Publicado por admin em ter, 10/03/2017 - 10:07
Trilha sonora do filme Sob Fogo Cerrado composta por Jerry Goldsmith

O filme SOB FOGO CERRADO, dirigido por Roger Spottiswoode, mostra correspondentes de guerra que são envolvidos pelas manobras políticas de adeptos tanto dos somozistas como dos sandinistas que eram os grupos que lutavam pelo poder na Nicaraguá. Participações notáveis de Nick Nolte e Gene Hackman. Muito mais do que uma boa história contada, um filme bem dirigido e um excelente desempenho dos atores principais, o marcante nesta produção está em sua trilha sonora composta pelo competente Jerry Goldsmith. Neste trabalho, Goldsmith mostra uma influência do período em que estudou composição e contraponto com Mario Castelnuovo-Tedesco. Essa influência pode ser percebida principalmente por ocasião do temaBajo Fuogo”. Já quanto ao tema “Nicaragua”, este contempla uma fusão de ritmos latinos, recheado pelo estilo rompante que sempre caracterizou o trabalho de Goldsmith.Por sua vez, o tema “Sandino” mostra a flauta Pan e a presença do sintetizador que marcou boa parte da trajetória de Goldsmith no cinema.

Em SOB FOGO CRUZADO, Goldsmith usa com absoluta precisão e conhecimento instrumentos andinos como flauta samponha, pífaros e formidáveis solos de violão que reverenciam os Andes e toda a trama em torno do jornalista (Gene Hackman), morto pelos sandinistas. Jerry foi indicado ao Oscar, mas perdeu. Judith Christy, severa critica do New York Times, considerou essa trilha a melhor obra do compositor.

As filmagens do filme foram feitas numa das regiões mais pobres do México, Oxaca, que fica a 400 quilômetros da fronteira com a Guatemala. Esse palco das filmagens foi altamente estimulante para que Jerry Goldsmith produzisse uma trilha essencialmente nacionalista.

A trilha sonora nacionalista é aquela que consegue permitir que o espectador identifique o palco das ações desenvolvidas no filme a partir da música. Jerry Goldsmith pode não ter revelado ao longo de sua trajetória uma vocação para com esse gênero de trilha, como, aliás, aconteceu com o filme O CURANDEIRO DA SELVA, no qual o tema musical, que era para identificar a floresta amazônica, deixa transparecer muito mais um ritmo latino do que propriamente brasileiro. Com relação à trilha sonora de SOB FOGO CERRADO, podemos considerar que esta é a mais nacionalista que Jerry Goldsmith produziu, ao longo de sua trajetória de compositor. Este trabalho permitiu a indicação aos dois principais prêmios do cinema o Óscar e o Globo de Ouro.