INFILTRADO NA KLAN

Publicado por admin em sab, 12/08/2018 - 09:05
 A habilidade de Spike Lee na condução da narrativa de INFILTRADO NA KLAN, em determinados momentos, o filme pode até apresentar um ar de comicidade, mas aos poucos ele assume um caráter de denúncia e justamente nesse ponto a produção atinge o seu ponto máximo.

Acompanhando a carreira de Spike Lee a partir do seu filme de 1989 FAÇA A COISA CERTA, não resta dúvidas de que ele incorporou esse título e que reflete muito bem os acertos das suas realizações cinematográficas. Um dos grandes méritos de Lee é justamente a sua capacidade de contar uma história que sempre nos surpreende no final, pois o golpe resolutório passa a ser uma espécie de “chave de ouro” no desfecho de seus filmes. Depois de assistir ao filme de Lee INFILTRADO NA KLAN, você não resiste em resgatar alguma cena e nem deixar de comentar sobre o enredo, pois como dizia Ingmar Bergmann: “depois de assistir a um filme, chegar em casa abrir a geladeira, comer alguma coisa se você não falar nada sobre o filme é sinal que ele não cumpriu o seu papel!” O filme baseado na trajetória do ex-policial Ron Stallworth que em 2014 resolveu contar a sua história de vida, quando na condição do primeiro policial negro no Colorado,  teve a audácia de se infiltar na Ku Klux Klan no final da década de setenta. Esse foi um período bastante turbulento de ódio w  intolerância racial com a luta dos negros para fazer prevalecer o “Black Power”. Mas a narrativa começa com uma espécie de acerto de contas com uma produção cinematográfica de 1915 de David Griffith, O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO. O filme que faz apologia da supremacia branca, mas os brancos queriam impor o filme como se fosse uma produção de habilidade artística, de forma indisfarçável deve-se reconhecer que o filme tratava de uma propaganda racista. A habilidade de Spike Lee na condução da narrativa de INFILTRADO NA KLAN, em determinados momentos, o filme pode até apresentar um ar de comicidade, mas aos poucos ele assume um caráter de denúncia e justamente nesse ponto a produção atinge o seu ponto máximo. Assim como o filme foi aplaudido de pé pela plateia de Cannes é candidato a arrebatar muitos prêmios, não por acaso já vai concorrer a quatro Globos de Ouro. Por outro lado, demonstrando maturidade a grande revelação fica por conta de John David Washington que estreou ao lado do pai Denzel Washington, dirigido pelo próprio Spike Lee em MALCOLM X, naquela altura com oito anos ele estava no ensino fundamental, mas agora já figura num curso superior.

TRILHA SONORA

 A trilha sonora de INFILTRADO NA KLAN conta mais uma vez com trabalho primoroso de Terence Blanchard, enriquecida por canções de época como Oh Happy Day com The Edwin Hawkins Singers, passando por Lucky Man com Emerson Laker and Palmer , além de outras. Já Terence Blanchard não deixou de revisitar sua trilha PLANO PERFEITO, pois parecia mais do que adequado resgatar acordes marcantes, desse que foi um de seus melhores trabalhos para o cinema.

Nada melhor do que resgatarmos uma frase de Martin Luther King para os dias de ira que temos vivido: “O ódio paralisa a vida; o amor a desata. O ódio confunde a vida; o amor a harmoniza. O ódio escurece a vida; o amor a ilumina.