ANIVERSÁRIO DE HOWARD SHORE

Publicado por admin em sex, 10/18/2019 - 19:14
Está aniversariando o compositor canadense Howard Shore, que nasceu em Toronto no dia 18 de outubro de 1946. Em 1975 Howard Shore inicia sua trajetória como compositor de trilhas, trabalhando incialmente para a televisão onde produziu uma série de trabalhos, desde prefixos para programas até trilhas para mini-series.

Está aniversariando o compositor canadense Howard Shore, que nasceu em Toronto no dia 18 de outubro de 1946. Em 1975 Howard Shore inicia sua trajetória como compositor de trilhas, compondo incialmente para a televisão onde produziu uma série de trabalhos, desde prefixos para programas até trilhas para mini-series. Estes trabalhos acabaram despertando a atenções do cineasta canadense David Cronenberg que convidou Shore para o seu trabalho para OS FILHOS DO MEDO, nascendo então uma parceria que prevalece até os nossos dias. Em 2002, o compositor Howard Shore vê todo seu esforço coroado de êxito e o reconhecimento da crítica por ocasião de seu trabalho para O SENHOR DOS ANEIS. Os filmes da trilogia O Senhor dos Anéis foram rodados simultaneamente na Nova Zelândia, entre setembro de 1999 e março de 2001. Apenas após o término das filmagens é que começou a trabalho de montagem e pós-produção de cada um dos filmes. Nesse trabalho Howard Shore   contou com a participação de duas orquestras a Filarmônica de Londres e a Sinfônica da Nova Zelândia. Através de O SENHOR DOS ANEIS de 2002 ele arrebatou o seu primeiro Oscar, feito que se repetiria em 2004 na sequência da trilogia, valendo o prêmio pela trilha original e canção. Com o sucesso da música da trilogia O SENHOR DOS ANÉIS, a mesma acabou se transformando numa franquia, apresentada para as mais distintas plateias em todo o mundo. No próximo dia 31 de novembro a apresentação está prevista para a cidade dinamarquesa de Aarhus, através da Orquestra e Coro da Sinfônica da Dinamarca. Howard Shore tem 94 trilhas compostas que renderam 84 prêmios, além da indicação para outros 109. Seu mais recente trabalho é a trilha sonora do filme THE SONG OF NAMES do seu compatriota François Girard o mesmo diretor de O VIOLINO VERMELHO. A estreia do filme THE SONG OF NAMES está prevista para o dia 25 de dezembro deste ano. O filme mostra a trajetória de um garoto polonês exímio violinista que é levado para a Inglaterra para que possa fazer carreira de músico. 

Um dos mais inspirados trabalhos de Howard Shore foi para o filme    UM MÉTODO PERIGOSO, música impregnada de influência wagneriana, num filme excepcional do diretor David Cronenberg. Você poderá ouvir a maravilhosa suite no arquivo de áudio.