JOHN CARPENTER FAZ 70 ANOS.

Publicado por admin em ter, 01/16/2018 - 09:18
John Carpenter está completando 70 anos neste dia 16 de janeiro, ele que nasceu em 1948. Talvez ele tivesse se transformado num músico do rock, já que na juventude fez parte de uma banda chamada Caleidoscópio. Mas, o futuro reservava para Carpenter um lugar na arte cinematográfica, por isso que ele resolveu se transferir para Los Angeles e fazer o curso de cinema.

John Carpenter está completando 70 anos neste dia 16 de janeiro, ele que nasceu em 1948. Talvez ele tivesse se transformado num músico do rock, já que na juventude fez parte de uma banda chamada Caleidoscópio. Mas, o futuro reservava para Carpenter um lugar na arte cinematográfica, por isso que ele resolveu se transferir para Los Angeles e fazer o curso de cinema. Mas a sua iniciação musical contribuiu para que ele aproveitasse a oportunidade ao dirigir e também compor as músicas dos seus filmes. Por isso, passou a assinar as trilhas sonoras dos filmes, até mesmo a partir de um curta metragem de 1970 sobre o mito do western Broncho Billy.

O seu primeiro grande sucesso no cinema aconteceu em 1978 através do filme Halloween: A Noite do Terror que lhe rendeu cinco prêmios. Na rota do sucesso Carpenter experimenta o sabor do sucesso novamente com Fuga de Nova Iorque em 1981 e ainda Christine, o Carro Assassino em 1983. A única mudança de rumo na sua trajetória se deu através do filme STARMAN- O HOMEM DAS ESTRELAS, realizando um antigo sonho de filmar um romance misturado com ficção cientifica. Aliás, no filme ele abriu mão de fazer a trilha sonora, confiando o trabalho ao seu amigo, o compositor Jack Nitzsche.

Desde o ano passado, com o lançamento do álbum intitulado O Mestre do Horror, Antologia de 1974-1998, que reúne os seus principais sucessos cinematográficos, com as suas respectivas trilhas sonoras. Desde 2017 ele iniciou uma serie de apresentações por vários estados americanos, com uma banda que tem a participação inclusive do seu filho Cody Carpenter que é tecladista e o guitarrista britânico Daniel Davies, que trabalhou com John Carpenter em seus filmes. Em meio as apresentações das trilhas, são exibidas as cenas dos respectivos filmes.

Aliás nas apresentações uma das grandes atrações musicais, além dos temas de John Carpenter está uma suíte que promove uma fusão da música de  Jack Nitzsche para Starman e  música de Ennio Morricone para o filme homônimo O Homem das Estrelas.

John Carpenter tem se dedicado a produzir vídeos, reeditando seus sucessos como Fuga de Nova Iorque e Christine.

A Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles já reconheceu com um prêmio, o valor das realizações cinematográficas de John Carpenter. Agora só falta a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas laureá-lo pelo menos com um Oscar honorário, pela contribuição de John Carpenter que conseguiu ressuscitar um gênero do terror que ostentou grande prestígio na década de trinta.

Anexamos uma das apresentações do show com John Carpenter apresentando a trilha de Fuga de Nova Iorque, apresentação feita em Boston no dia 15 de novembro de 2017.