ANIVERSÁRIO DE DON DAVIS.

Publicado por admin em dom, 02/04/2018 - 04:33
No vídeo  a Film Symphony Orchestra de Valência na Espanha apresentando a suíte de MATRIX com regência do Maestro Constantino Martinez Orts.

Neste dia 04 de fevereiro está aniversariando o californiano Don Davis, completando 61 anos.

Quando tinha doze anos, a música passou a fazer parte da sua vida. Mas foi na faculdade, estudando música que ele identificou que o cinema poderia ser um canal importante para expressar a sua criatividade. Quando conheceu o compositor Joe Harnell e surgiu a primeira oportunidade para trabalhar em cinema, Davis percebeu que poderia ser sua grande chance. Em 1984 ele começou a produzir algumas trilhas para a televisão. O primeiro longa é de 1988 chamado BLACKOUT do diretor Doug Adams. A sua larga escala de produção no entanto continuava sendo a televisão, eis que surge então o grande lance da sua carreira profissional com o filme de 1999 MATRIX, que permitiu-lhe adquirir um outro patamar no campo das trilhas sonoras. Paralelamente Davis sempre esteve focado na sua produção concertista, pois ele chegou a compor uma sinfonia, em que teve a oportunidade de apresentar na Holanda.

Don Davis denota uma influência de seus compositores preferidos como Pierre Boulez e John Adams. Aliás, Davis prefere ouvir pouco de compositores de trilhas e mais dos clássicos, justamente para evitar qualquer tipo de influência no seu trabalho. Mesmo assim não deixa de reconhecer uma identificação particular com o trabalho do compositor Elliot Goldenthall. Um dos grandes desafios que teve pela frente foi quando da trilha para o filme JURASSIC PARK 3, pois a trilha composta por John Williams parecia estruturada para o filme e o desafio era exercitar a capacidade de se desprender de qualquer batida característica.

Ultimamente, Don Davis tem se dedicado muito a produção de trilhas sonoras para games, que representa ainda um mercado altamente estimulante para compositores que gostam de produzir muita música.

Don Davis tem investido bastante na sua carreira concertista, por exemplo no próximo mês de maio ele vai se apresentar na França, na cidade de Estrasburgo, regendo a Orquestra Filarmônica de Estrasburgo. Em setembro ele estará participando na República Checa do Festival de Cinema de Praga, oportunidade em que ele vai reger a Orquestra Filarmônica da Cidade de Praga.