ANIVERSÁRIO DE WIM WENDERS

Publicado por admin em ter, 08/14/2018 - 16:59
O cineasta Wim Wenders nasceu na cidade alemã de Dusseldorf no dia 14 de agosto de 1945.Wim Wenders já conquistou 86 prêmios com seus filmes e na sua filmografia já são 65 filmes como diretor, sendo que 46 produções com roteiro de sua autoria.

Você já imaginou um alemão morando em Paris e assistir dois mil filmes num espaço de doze meses? Precisaria ser um super cinéfilo e que não teria tempo para outra coisa a não ser o próprio cinema. O mais curioso é que esse alemão gostava mais de comédias e filmes de western, o que reduziria ainda mais o espectro das opções. Mas esse alemão apesar de estar em Paris, tinha o pensamento nos Estados Unidos, pois tinha admiração por cineastas como Nicholas Ray e Samuel Fuller. De repente, ele começa a escrever artigos sobre cinema, baseado principalmente na babagem que arregimentou depois de assistir a tantos filmes. Um dia decide escrever para o cinema, queria ser cineasta e começou pelos curtas até chegar num longa e que conquistou um grande sucesso que foi O MEDO DO GOLEIRO DIANTE DO PENALTI de 1972. Agora já deu para perceber que estamos falando do cineasta alemão Wim Wenders. Mas sua realização mais gratificante, aconteceria em 1977 através do filme O AMIGO AMERICANO em que ele tem a oportunidade de contar com a participação de dois de seus ídolos, Samuel Fuller e Nicholas Ray. Com este filme, Wenders consegue uma indicação para a Palma de Ouro em Cannes além de conquistar dois prêmios na Alemanha. Começava então a pavimentar uma carreira de grande sucesso principalmente com os filmes Paris Texas de 1984 e Asas do Desejo de 1987. 

Wim Wenders já conquistou 86 prêmios com seus filmes e na sua filmografia já são 65 filmes como diretor, sendo que 46 produções com roteiro de sua autoria. Neste ano escreveu o roteiro e dirigiu um documentário sobre o Papa Francisco intitulado PAPA FRANCISCO UM HOMEM DA SUA PALAVRA. Para realizar este documentário Wenders não só entrevistou algumas vezes o Papa Francisco, como também o acompanhou em muitas de suas viagens pelo mundo. Resumindo o que pensa sobre o Papa Francisco, bastaria reproduzir uma frase do cineasta Wim Wender: “Mesmo que o Papa Francisco tivesse vivido 800 anos atrás, mesmo assim ele estaria muito na frente do seu tempo.”

Wim Wenders ao longo de sua trajetória no cinema, teve a oportunidade de trabalhar com diversos compositores de trilhas, mas seguramente aquele que soube captar com maior precisão a essência do seu pensamento, foi o seu compatriota Jürgen Knieper, com parceria iniciada justamente com o seu primeiro sucesso no cinema que foi O MEDO DO GOLEIRO DIANTE DO PENALTI de 1972. Uma das trilhas mais belas produzidas por Knieper foi para o filme A LETRA ESCARLATE de 1973, a segunda trilha produzida para Wenders.

O cineasta Wim Wenders nasceu na cidade alemã de Dusseldorf no dia 14 de agosto de 1945.