ANIVERSÁRIO DE ELLIOT GOLDENTHAL

Publicado por admin em qua, 05/02/2018 - 07:48
Elliot Goldenthal paralelamente a sua carreira de compositor de trilhas, também continua se dedicando a atividade concertista. No dia 29 de Maio Elliot Goldenthal vai participar do Festival de Cinema de Cracóvia na Polônia, mostrando as suas mais importantes composições para o cinema.

Elliot Goldenthal  nasceu em Nova Iorque no dia 02 de maio de 1954. Foi criado no Brooklin e até sua preferencia musical era bastante eclética pois começava ouvindo Jimi Hendrix, passava por Charlie Parker e chegava nos clássicos através das obras de Gustav Mahler. Quando tinha apenas 14 anos, chegou a compor uma peça para ballet que lhe valeu elogios de seus mestres. Por falar em mestres, teve a felicidade de conhecer o conceituado Aaron Copland por intermédio de Leonard Bernstein. Estudou na Manhattan School e complementou seus estudos de piano e composição com John Corigliano.

Sua carreira de compositor de trilhas começou em 1979 através do filme COCAINE COWBOYS, mas foi através de O CEMITÉRIO MALDITO, dez anos mais tarde em 1989 que ele começa a despontar. O seu primeiro sucesso veio através do filme de David Fincher ALIEN 3, quando então ele começa a desenvolver trabalhos através da música eletrônica. Mas foi em 1993 que ele conquista a sua primeira indicação para concorrer ao Oscar através da trilha sonora de ENTREVISTA COM O VAMPIRO. Em 1997 ele conquistaria sua segunda indicação ao Oscar com MICHEL COLLINS, sendo que finalmente em 2003 ele conquista o ambicionado prêmio pela música de FRIDA.

Elliot Goldenthal paralelamente a sua carreira de compositor de trilhas, também continua se dedicando a atividade concertista. No dia 29 de Maio Elliot Goldenthal vai participar do Festival de Cinema de Cracóvia na Polônia, mostrando as suas mais importantes composições para o cinema. Além dos trabalhos mencionados, outras trilhas importantes na trajetória cinematográfica de Elliot Goldenthal como FOGO CONTRA FOGO, BATMAN & ROBIN, INIMIGOS PÚBLICOS e outros. 

O compositor Elliot Goldenthal é casado com a cineasta Julie Taymor que consolidou sua fama nos musicais da Broadway, eles estiveram juntos por ocasião do filme SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO de 2014. Também trabalharam juntos no projeto da transposição para o cinema da obra teatral M BUTTERFLY.No ano passado, mais uma experiência importante para a trajetória erudita de Goldenthall, quando em outubro de 2017 a Orquestra de Câmera da Filadélfia apresentou o Concerto Para Trompete que foi escrito especialmente para o trompetista norueguês Tine Thing Helseth.

No mês de junho Elliot Goldenthal terá a oportunidade de ter suas trilhas executadas pela Orquestra Sinfônica da Irlanda num concerto que servirá de comemoração para comemorar os 35 anos de carreira do compositor. Até aqui em sua filmografia já são 37 trilhas compostas, 15 prêmios conquistados, além da indicação para outros 24 em distintos eventos cinematográficos.