QUANDO O DIA CHEGAR (2016).

Publicado por admin em qua, 12/06/2017 - 14:41
No filme QUANDO O DIA CHEGAR, uma coprodução sueco-dinamarquesa, temos uma história baseada em fatos reais sobre um orfanato mantido pelo governo.

Os órfãos surgem das mais distintas situações, paralelamente a sociedade de forma hipócrita procurou uma solução para não ter que conviver com essa problemática de colocar na rua essas crianças, pois representariam uma espécie de “estorvo social”. Assim nascem as figuras dos orfanatos, uma espécie de abrigo para crianças sem cuidados parentais e que poderiam ser atraídas para a marginalidade. O que foi concebido como abrigo temporário e educação básica, muitos se transformaram em prisões disfarçadas onde crianças eram obrigadas a trabalho escravo e vítimas de maus tratos e abusos sexuais. No filme QUANDO O DIA CHEGAR, uma coprodução sueco-dinamarquesa, temos uma história baseada em fatos reais sobre um orfanato mantido pelo governo. Em plena década de sessenta, um período de profundas transformações tanto na revolução de costumes como no desenvolvimento provocado pela corrida espacial, uma instituição albergaria da capital dinamarquesa, vive nos porões da história com um modelo de orfanato do século XVIII, quando surgiram essas instituições na Europa. O filme acompanha a dura trajetória de dois irmãos, Elmer e Erik, órfãos que não se conformam com essa dura realidade e tentam por meio de sucessivas fugas buscar um novo amanhã.

Uma direção primorosa do cineasta dinamarquês Jesper W. Nielsen, um desempenho marcante do garoto Harald Kaiser Hermann, como Elmer que sonhava em ser astronauta. Além da história baseada em fatos reais, o que chama a atenção é a inspirada trilha sonora assinada pelo compositor Sune Martin, num estilo que se aproxima de Hans Zimmer e Alexandre Desplat. Como colecionador de trilhas, um momento singular do filme é quando a professora do orfanato mostra para o garoto Elmer o LP da trilha sonora do filme 2001, UMA ODISSEIA NO ESPAÇO. Além do gancho com a historia do filme, uma homenagem para uma das trilhas mais marcantes da história da cinematografia, justamente com uma música não original, como o caso de Also Sprach Zarathustra.

QUANDO O DIA CHEGAR, produção de 2016,  é um filme que nos remete a pensar sobre alguns depósitos de crianças que nos dias de hoje ao invés de produzir cidadãos,  em decorrência de maus tratos, abusos  se transformam em vítimas da depressão, ansiedade e alcoolismo. Não podemos esquecer que assim como no cimento molhado, também na criança, tudo que cai sobre ela, deixa marcas.