O DÉCIMO SEGUNDO HOMEM

Publicado por admin em sab, 08/04/2018 - 14:44
Um filme de guerra baseado em fatos reais e que conta a trajetória de um sobrevivente de um grupo de 12 homens, que estavam encarregados de sabotar as manobras dos alemães na tentativa de montarem uma base em território norueguês.

Um filme de guerra baseado em fatos reais e que conta a trajetória de um sobrevivente de um grupo de 12 homens, que estavam encarregados de sabotar as manobras dos alemães na tentativa de montarem uma base em território norueguês. Jan Baalsrud, interpretado magnificamente pelo ator norueguês Thomas Gullestad, sobrevive ao massacre alemão da sua equipe de doze homens e tem então a missão de chegar até a Suécia para entregar as informações sobre os alemães para os ingleses. A jornada de Baalsrud vai ser implacável, pois além de tentar burlar o cerco formado por tropas alemãs ele tem contra um deserto de neve, rios e montanhas cobertas pelo gelo. 

As filmagens foram feitas no próprio território norueguês além da Escócia, o que confere um realismo indescritível ao filme, com Baalsrud justificando o porquê foi considerado como herói nacional da Noruega pelo seu feito extraordinário em 1943. Apesar do espectador saber, que o herói vai sobreviver a todas as intempéries, isso é colocado a prova de uma forma tão real, que duvida-se que tudo possa terminar bem. Para conferir mais autenticidade as cenas, temos um momento do filme em que aparece um rebanho de renas, que foi conseguido junto a uma aldeia de povos indígenas. O percurso que as renas teriam que cumprir, teve como guia um pequeno cão da tribo que foi o líder e a sensação por ocasião das filmagens.

A trilha sonora foi composta pelo canadense Christophe Beck e mostra-se de uma funcionalidade absoluta.