ANIVERSÁRIO DE THOMAS NEWMAN

Publicado por admin em sab, 10/20/2018 - 18:52
Thomas Newman pavimentou uma trajetória no cinema que contempla mais de 110 trilhas sonoras, trabalhando com os mais importantes nomes de direção cinematográfica. Suas trilhas renderam mais de 50 prêmios, além de ter sido indicado para o Oscar em 14 oportunidades.

A máxima diz que filho de peixe, peixinho é. Nesse sentido, houve uma cobrança muito grande e até hoje muitos insistem em tentar cobrar de Thomas Newman, a mesma performance de seu pai, o lendário Alfred Newman, o homem que passou para a história da música no cinema, como aquele que conquistou o maior numero de prêmios, com as trilhas dos mais premiados filmes de todos os tempos. Thomas Newman, filho de Alfred Newman, sobrinho de Lionel Newman e Emil Newman, primo de Randy Newman, irmão do compositor David Newman e da musicista Maria Newman. Thomas Newman nasceu no dia 20 de outubro de 1955 em Los Angeles.é formado pela Universidade de Yale em piano e composição. Thomas Newman estudou muito tempo violino, teve a felicidade de ter grandes personalidades como professores;Jacob Druckman, Bruce MacCombie e Robert Moore. Também estudou composição com o notável David Raksin, por dois anos na Universidade da Califórnia do Sul. David perdeu o pai quando tinha 15 anos, bem por isso o tio Lionel foi quem o introduziu nos estúdios de cinema. Ele se lembra perfeitamente bem que costumava assistir o trabalho de John Williams, quando este havia feito a trilha sonora do filme  de 1974,INFERNO NA TORRE.

A descoberta de Thomas Newman como compositor de trilhas, se deu por ocasião do filme PROCURA-SE SUSAN DESESPERADAMENTE. Acontece que Thomas ficou tão contente ante a perspectiva de produzir sua primeira trilha para o cinema que ele cobrou 50 mil dólares para fazer a música, só que ao final, com locação do estúdio e tudo, chegou a cifra de 58 mil dólares, ou seja, ficou devendo 8 mil dólares para o seu tio Lionel que havia cedido o estúdio para gravação.

Thomas Newman pavimentou uma trajetória no cinema que contempla mais de 110 trilhas sonoras, trabalhando com os mais importantes nomes de direção cinematográfica. Suas trilhas renderam mais de 50 prêmios, além de ter sido indicado para o Oscar em 14 oportunidades.Dentre seus trabalhos mais expressivos para o cinema poderíamos destacar as músicas para os filmes PERFUME DE MULHER, TOMATES VERDES FRITOS, ADORÁVEIS MULHERES, BELEZA AMERICANA, ESTRADA DA PERDIÇÃO, UM SONHO DE LIBERDADE, WALL-E,PONTE DE ESPIÕES, SKYFALL e muitas outras. Neste momento ele concluiu seu mais recente trabalho para o cinema que é a produção dirigida por AD-ASTRA filme de James Gray protagonizado por Brad Pitt. O ator Brad Pitt interpreta um astronauta, Roy McBride que faz uma viagem intergaláctica para encontrar o seu pai e com isso tentar evitar uma grande catástrofe no planeta Terra.

O próximo trabalho de Thomas Newman para um filme cujas filmagens acontecerão a partir do próximo mês sobre a saga dos intrépidos Bonnie e Clyde.

Uma das páginas musicais mais belas compostas por Thomas Newman foi para o filme UM SONHO DE LIBERDADE, confira no arquivo de áudio.