Extremamente temperamental e sistemático o relacionamento dos compositores com o cineasta Pier Paolo Pasolini sempre foram pautados por muitas discórdias. Luis Bacalov passou muitos apertos por ocasião do trabalho musical em EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS em 1964. Em 1966 Pasolini resolveu filmar uma comédia com pitadas dramáticas em Gaviões e Passarinho e fez questão de contar com o trabalho de Ennio Morricone. Mais tarde os dois viriam a se encontrar novamente por ocasião de TEOREMA, que acabou se constituindo na realização cinematográfica mais famosa e polêmica de Pasolini. Na época um advogado romano tentou impedir na justiça a exibição do filme, que no entanto acabou recebendo o Leão de Ouro do Festival de Veneza. Para a trilha sonora Morricone optou por compor cinco peças, complementando a trilha com algumas obras importantes de Mozart como o Requiem, Kyrie Eleison, Confutatis Maledictis e Agnus Dei.
No arquivo de áudio o tema principal de TEOREMA música composta por Ennio Morricone.