SILVERADO (1985)

Publicado por admin em ter, 10/03/2017 - 14:39
Trilha sonora original do filme Silverado composta por Bruce Broughton

O cinema não consegue ficar longe de um gênero que foi imortalizado e adorado pelos cinéfilos como o western. Quando o filme SILVERADO foi lançado, o público amante do gênero já sentia muita saudade e, por isso, a produção dirigida por Lawrence Kasdan foi bem recebida. Um elenco muito bem formado por Kevin Kline, Scott Glenn, John Cleese, Kevin Costner, Danny Glover, Jeff Goldblum e Linda Hunt. Para completar, uma trilha sonora épica composta por Bruce Broughton que fazia sua estreia no cinema.

Broughton nasceu em 08 de março de 1945 em Los Angeles, Califórnia, EUA Concorreu dezenove vezes ao Prêmio Emmy, arrebatando-o por sete vezes. Broughton começou sua trajetória de compositor de trilhas na televisão, ganhando um Emmy pela notável trilha sonora do seriado Dallas, em 1983. Ao contrário de outros compositores, Broughton sabe identificar muito bem os valores de uma boa melodia, suas trilhas frequentemente exibem exemplos de um estilo evocativo da ação desencadeada na tela, como em JEREMIAS, uma produção concebida originalmente para a televisão em 1998, na série A BÍBLIA. Nos anos 1960, Broughton começou a compor para a televisão e um de seus trabalhos se revestiu do maior sucesso, a série Havaí 5-O, valendo-lhe dois Emmys que é um prêmio equivalente ao Oscar, só que específico da TV.

O que se revelaria em trabalhos posteriores como uma marca registrada de Broughton, foi sem dúvida a sua orquestração inovadora e lirismo nos acordes de impressionar os críticos, mas, principalmente, por chamar a atenção do público que se tornaria admirador do seu trabalho, como em TOMBSTONE, filme de George Pan Kosmatos. A música esperta, inteligente, extremamente bem estruturada com ideias centrais de um tema jazz, também com estilo micheymouse é a que aparece em QUERIDA ESTIQUEI A CRIANÇA, com Rick Moranis no papel principal. O senso cômico de Broughton é tão afiado quanto o senso dramático, por isso ele tem extrema facilidade em se adaptar aos mais diferentes estilos.

Ao longo de sua trajetória de compositor de trilhas para o cinema e televisão, Broughton foi indicado 22 vezes para o prêmio EMMY, ganhando em dez oportunidades. Ele se envolveu em projetos extremamente importantes, no resgate musical de obras de notáveis compositores como Bernard Herrmann e Miklos Rozsa. Bruce Brouthon é um compositor de raízes eruditas, no seu acervo de composições várias peças para música de câmara desde variações para piano e flauta, passando por um trio de harpa, viola e flauta, além de um soberbo quarteto formado por piano, violoncelo, flauta e clarinete.

Bruce Broughton tem mais de 100 trilhas compostas para o cinema, numa carreira de mais de 40 anos a serviço da música no cinema.