ANATOMIA DE UM CRIME (1959)

Publicado por admin em seg, 10/02/2017 - 12:22
Trilha original do filme ANATOMIA DE UM CRIME composta por Duke Ellington

O filme ANATOMIA DE UM CRIME de Otto Preminger contribuiu para que James Stewart conquistasse mais uma indicação para concorrer ao Óscar de melhor ator, mas acabou perdendo para Charlton Heston por BEN-HUR. No filme, Stewart faz o papel de um advogado decadente, que pelo fato de estar em período de baixa, resolve dedicar-se mais à pescaria e também ao piano. Nesse contexto musical, o cineasta Preminger convidou Duke Ellington que teve a oportunidade de compor sua primeira trilha sonora para o cinema. A música de Ellington encaixa-se perfeitamente no filme e os principais personagens são vestidos com uma padronagem musical extremamente adequada. É o caso, por exemplo, da aparição em cena de Lee Remik vivendo a personagem Laura Manion, merecendo de Ellignton uma música que exala sedução por todas as notas.

A música de Duke Ellington é tão sóbria que não concorre com as cenas, apenas divide os méritos. Trata-se de uma trilha de acompanhamento que serve para grifar os momentos mais importantes, contribuindo para quebrar um pouco daquele clima ácido dos filmes de tribunal. A música tem efeito relaxante e dita um ritmo muito diferente do clima de suspense.

 Duke Ellington, com a composição para ANATOMIA DE UM CRIME, faturou o Grammy como melhor álbum de trilha sonora em 1959.

Em 1962, novamente o talento de Duke Ellington brilhou intensamente, com a música do filme PARIS VIVE A NOITE, estrelado por Paul Newman. Com este trabalho, Ellington conseguiu ser indicado ao Óscar de melhor trilha, além do badalado Prêmio Grammy.

Duke Ellington colaborou também com produções televisivas, compondo trilhas sonoras originais. Mas a música de sua autoria que marcou presença em quase duas centenas de produções cinematográficas, numa demonstração da qualidade do seu trabalho, principalmente em forma de canções inesquecíveis foi "Sophisticated Lady".

Duke Ellington cujo nome de nascimento era Edward Kennedy Ellington nasceu no distrito de Columbia, Washington, no dia 29 de Abril de 1899. Ele faleceu no dia 24 de maio de 1974, na cidade de Nova Iorque. Duke Ellington, que compôs belíssimas canções como “Caravan”, “Mood Índigo”, acertou em cheio ao compor para ANATOMIA DE UM CRIME. Ellington compôs uma anatomia da música!