A MÚSICA NO SPAGHETTI WESTERN -1

Publicado por admin em dom, 05/06/2018 - 10:23
O DOLAR FURADO, filme de 1965 dirigido por Giorgio Ferroni que adotou o pseudônimo de Calvin Jackson Padget. No elenco o ator Giuliano Gemma que adotou o pseudônimo de Montgomery Wood. A trilha sonora confiada ao compositor Gianni Ferrio que havia iniciado sua trajetória no cinema em 1959 pelo gênero comédia.

Na década de sessenta o tradicional e bem sucedido western norte-americano começava a apresentar sinais de esgotamento. Parece que já não existiam nos argumentos e principalmente os lendários personagens tinham em seus titulares, atores envelhecidos e em processso de decadência, como John Wayne, Gary Cooper, Burt Lancaster e tantos outros. Justamente nesse momento, o cinema italiano julgou oportuno entrar no mercado explorando este filão. Mais que isso, demonstrarem ao mundo que o gênero não estava esgotado e que havia um outro modo de explorar o mocinho, sua pistola e o cavalo. Nascia então o gênero que mundialmente ficou conhecido como spaghetti-western. Você poderia então perguntar por onde tudo começou? Diiríamos que sobretudo através de um filme satírico e que serviu para demonstrar quer através do bom humor, se poderia atrair a atenção do grande público. O DOLAR FURADO, foi o grande precursor, o verdadeiro abre-alas para que uma infinidade de produções começasse a invadir o mercado e cativar o espectador.

O DOLAR FURADO, filme de 1965 dirigido por Giorgio Ferroni que adotou o pseudônimo de Calvin Jackson Padget. No elenco o ator Giuliano Gemma que adotou o pseudônimo de Montgomery Wood. A trilha sonora confiada ao compositor Gianni Ferrio que havia iniciado sua trajetória no cinema em 1959 pelo gênero comédia. Quanto ao fato dos pseudônimos adotados pelos italianos, isso se deveu a também uma sátira, provocada pelos americanos que para exibirem os filmes italianos, exigiam que os mesmos fossem dublados em inglês. Em vista disso, os italianos passaram a adotar os pseudônimos em inglês apenas com objetivo de tirar um sarro da situação.

A música tema de O DOLAR FURADO de Gianni Ferrio inundou as programações musicais das emissoras de rádio de todo o mundo, também servindo de prefixo musical para programas e fundo musical para comerciais.