ANIVERSÁRIO DE JOHNNY MANDEL.

Publicado por admin em qui, 11/23/2017 - 06:57
The Shadow Of Your Smile da trilha sonora do filme ADEUS ÀS ILUSÕES composicão de Johnny Mandel.

O músico e compositor Johnny Mandel neste dia 23 de novembro está completando 92 anos.

Começou sua trajetória profissional como músico figurando em várias bandas e orquestras durante a década de quarenta. Foi nessa época que ele ficou conhecendo verdadeiros monstros sagrados da música como Dizzy Gillespie. Teve ainda a oportunidade de figurar na orquestra de Woddy Herman.  O seu instrumento era o trompete, com o qual revelou enorme talento.

Quando criança de tanto ouvir sua mãe cantar, isso afinou seus ouvidos aguçando para a música.

Johnny Mandel entrou para o cinema oficialmente em 1958 quando compôs sua primeira trilha sonora para o cinema através do filme QUERO VIVER, um autentico libelo contra a pena de morte, filme que tem Susan Hayward no papel principal. Filme baseado em fatos verídicos mostra a personagem Barbara Graham que é acusada da morte de uma viúva a quem teria espancado até a morte.

A trilha sonora de QUERO VIVER rendeu uma indicação de Johnny Mandell ao Grammy. Mandel entrou para o cinema e se por um lado encontrou olhares desconfiados e desdenhosos como de Dimitri Tiomkin e Alex North, de outra parte teve na figura de Henry Mancini um grande entusiasta. Com a trilha sonora de QUERO VIVER, Mandel estava rompendo com o padrão de trilhas para o cinema e deixando a sua característica musical.

Em 1965 Johnny Mandel arrebataria um Oscar pela maravilhosa trilha sonora de ADEUS ÀS ILUSÕES. Ele incluiu na sua trilha a canção que compôs intitulada The Shadow Of Your Smile e que conquistou um enorme sucesso, sendo interpretada por renomados nomes da música como Ella Fitzgerald, Tony Bennett, Stevie Wondere outros.

 O compositor Mandel deixou a marca do seu talento na famosa serie televisiva MASH dos anos setenta. Ao todo foram 57 trilhas compostas e os principais trabalhos além dos mencionados poderiam ficar registrados através de MUITO ALEM DO JARDIM (1979), ARMADILHA MORTAL e O VEREDITO (1982. Além disso suas composições estão presentes nas trilhas sonoras, até aqui de 70 filmes.

Johnny Mandel rompeu o padrão vigente nos departamentos musicais dos estúdios introduzindo o idioma do jazz e da música pop em suas trilhas.