INVESTIGAÇÃO SOBRE UM CIDADÃO ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA (1970)

Publicado por admin em seg, 10/02/2017 - 16:55
Trilha sonora do filme Investigação Sobre Um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita composta por Ennio Morricone

Mais uma vez o cineasta Elio Petri estampa sua crítica à sociedade italiana contemporânea. Na trama INVESTIGAÇÃO SOBRE UM CIDADÃO ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA, ele mostra um alto comissário de polícia que, depois de matar sua amante, deixa todas as provas que possam incriminá-lo, mas ele é preservado. O filme tem uma atuação soberba de Gian Marie Volontè e a participação da brasileira Florinda Bolkan, no papel da amante do policial. Quando Ennio Morricone foi convidado por Elio Petri para compor a trilha sonora, era um período em que ele estava profundamente envolvido não só com sua carreira de compositor, mas também de professor no Conservatório de Frosinone. Quando o cineasta estava editando o filme, chamou o compositor para acompanhar o seu trabalho. Para surpresa de Morricone, a música que havia sido mixada ao filme não era a trilha originalmente composta, mas sim outra música de um filme cuja trilha também havia sido composta por Il Maestro. Misturando susto e surpresa, Morricone ainda tentou justificar que aquela música não era daquele filme. Diante da reação entusiasmada de Petri, Morricone com a sua habitual humildade preferiu recolher-se a confrontar-se com o diretor. Foi quando Petri decidiu reconsiderar que tudo aquilo havia sido uma brincadeira da qual ele se mostrava profundamente arrependido e arrematou:

-Saiba que você fez para o meu filme a música mais linda, que eu jamais poderia imaginar!

Ennio Morriocone entra na década de 1970 imprimindo uma autêntica escala industrial de produção de trilhas. Ele conta com a colaboração de Bruno Nicolai a quem Morricone acaba repassando várias trilhas para serem orquestradas, arranjadas e regidas. Lembrando que no ano de 1969, foram compostas 25 trilhas entre cinema e televisão. Já em 1970, Morricone compõe nada mais nada menos do que 16 trilhas. Em 1971, ele supera sua própria marca ao compor 26 trilhas, inclusive ganhando mais um Nastro D’Argento, pela trilha de Sacco e Vanzetti.

A partir de 2001, desde que iniciou sua trajetória concertista, Morricone se tornou extremamente seletivo quanto a sua produção de trilhas. Podemos dizer que passou a rejeitar propostas e aceitar apenas aquelas que ele tivesse a absoluta satisfação pelo trabalho e que fosse preferencialmente para alguns dos cineastas com os quais desenvolveu grande afinidade, como é o caso de Giuseppe Tornatore.

Nos concertos de Ennio Morricone, a música de “Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita” tem uma espécie de cadeira cativa. Nos concertos que realizou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e no Teatro Alfa em São Paulo, Morricone mostrou mais uma vez a exuberância desse tema que contagia plateias do mundo inteiro.