O compositor inglês John Addison na adolescência já dava mostras de uma profunda identificação com o mundo musical. Matriculado no Royal College of Music estudou clarinete com Leo Goossens, piano com Herbert Fryer e composição com Gordon Jacob. Teve que interromper sua trajetória na música durante a Segunda Guerra quando foi servir o exército no norte da África. Retomando sua carreira na música foi nomeado professor titular no Royal College of Music até 1957, mas neste meio tempo. Suas composições rendiam-lhe prestígio e prêmios no campo erudito. Ele foi agraciado com o Prêmio Sullivan e ainda venceu o Festival de Música de Frankfurt.
John Addison era amigo do cineasta Tony Richardson e isso valeu-lhe um estímulo para desafiar sua criatividade no campo das trilhas sonoras do cinema. Sua primeira incursão no campo da musica no cinema se deu em 1950 através do filme ULTIMATUM, um drama de suspense. Mas seu primeiro sucesso na sétima arte foi com o filme de 1963 AS AVENTURAS DE TOM JONES, dirigida por Tony Richardson que valeu o Oscar para John Addison pela exuberante trilha sonora. Com a trilha de TOM JONES o compositor John Addison também acabou faturando um Grammy.
Ao longo de sua trajetória conquistou outros prêmios importantes como o BAFTA que é o Oscar da Inglaterra com a trilha sonora do filme de Richard Attenborough UMA PONTE LONGE DEMAIS.
Durante doze anos um outro sucesso musical foi sua trilha sonora para a série televisiva ASSASSINATO POR ESCRITO, que perdurou de 1984 até 1996.
Outra trilha sonora soberba foi para o filme de Joseph Makienwicz, JOGO MORTAL de 1973, que lhe valeu uma indicação ao Oscar.
Em 1996 o compositor John Addison substituiu seu colega Bernard Herrmann que teve sua trilha rejeitada para o filme de Alfred Hitchcock CORTINA RASGADA.
Foram trinta e oito anos dedicados ao campo da música no cinema, produzindo 97 trilhas sonoras. Foram mais de quarenta anos no campo da música erudita valendo composições de peças para orquestras, cordas, balé e coro.
John Addison nasceu na localidade de Cobham, Surrey, Inglaterra no dia 16 de março de 1920 e faleceu no dia 07 de dezembro de 1998 e sua lembrança eternizada através das suas composições.