A LISTA DE SCHINDLER (1993)

Publicado por admin em sex, 10/13/2017 - 15:18
Trilha sonora composta por John Williams.

Steven Spielberg co-produziu e dirigiu seu primeiro filme em preto e branco, A LISTA DE SCHINDLER, baseado na vida de Oskar Schindler, empresário alemão que salvou centenas de judeus poloneses do extermínio ao empregá-los em sua fábrica. O filme se tornou sucesso de público e crítica.

A trilha sonora de John Williams pode ser considerada como um de seus melhores e mais inspirados trabalhos. A música de John Williams foi valorizada, sobretudo pela participação virtuosa do violinista israelense Itzhak Perlman. A LISTA DE SCHINDLER possibilitou a John Williams ganhar o seu quarto Oscar, faturando também o Grammy.

No tema principal se destaca o solo de violino de Itzhak Perlman com notas de puro lirismo, mas que servem para expressar o profundo sofrimento daquele momento que toda a humanidade gostaria que não tivesse acontecido, o holocausto.

A música que tempera as cenas daquele inverno de 1941, num gueto de Cracóvia onde os judeus foram sufocados por tropas nazistas, atinge o fundo da nossa alma.

Já a cena em que Williams batiza sua música de “Immolation”, temos a fusão de orquestra e coro num autêntico réquiem que Mozart teria orgulho de ouvir.

Uma variação do tema principal batiza a música “Remembrances”, mais uma vez permeada de acordes profundamente enternecedores.

Quem brilhou intensamente pelo seu virtuosismo, foi Itzhak Perlman que fez com que as cordas de seu violino derramassem lágrimas, como na música que mostra o campo de concentração de Auschiwitz.

A trilha de A LISTA DE SCHINDLER se mostra impregnada pelo estilo da música judaica que é de um lirismo comovente. A execução esteve a cargo do The Li-Ron Herzelya Children’s Choir de Tel-Aviv sob a regência de Ronit Shapira.

No final dos créditos, quando surgem os nomes das vítimas e também prisioneiros dos campos de concentração, emerge o tema principal com um solo de piano executado pelo próprio John Williams.

A trilha sonora de A LISTA DE SCHINDLER foi gravada pela The Boston Symphony Orchestra, com os solistas Itzhak Perlman ao violino e Giora Feidman no clarinete.

 Apresentamos um vídeo de um concerto em homenagem ao compositor John Williams, contando como solista o violinista Itzhak Perlman, realizado em Los Angeles no dia 24 de Julho de 2015 com a Orquestra Filarmônica de Los Angeles regida pelo Maestro venezuelano Gustavo Dudamel.

John Williams produziu uma trilha cuja música instiga o sentimento, atinge o coração e penetra fundo na nossa própria alma.