Morreu aos 77 anos o cineasta Bernardo Bertolucci cujo último filme para o cinema é 2012, o drama EU E VOCÊ. Ironia do destino, o primeiro filme de Bertolucci é de 1962 chamado A MORTE. Ao longo de uma carreira de meio século conquistou prestígio, fama e arregimentou muita polêmica. Num tom profético no seu segundo filme ANTES DA REVOLUCÃO de 1964, ele antecipa o que seria a revolução de 1968 em Paris que impõe a cultura jovem. Em 1967 atendendo um convite do seu amigo, o cineasta Sergio Leone, ele assina o roteiro de ERA UMA VEZ NO OESTE. Em 1972 ele protagoniza uma enorme polêmica através do seu filme O ÚLTIMO TANGO EM PARIS, filme que em vários países foi alvo de censura, notadamente pela controvertida cena de sexo entre os personagens protagonizados por Marlon Brando e Maria Schneider. Apesar da polêmica o filme conquistou vários prêmios além de ter sido indicado para muitos outros. Bertolucci também ao longo da sua carreira teve a felicidade de contar com preciosas contribuições na parte musical e logo no seu primeiro filme A MORTE de 1962, dois nomes ilustres Carlo Rustichelli e Piero Piccioni. Seu amigo Ennio Morricone também colaborou em vários momentos de glória como em 1976 com a trilha sonora do filme 1900. Outros nomes importantes como de Georges Delerue, Gato Barbieri e no filme O ÚLTIMO IMPERADOR um verdadeiro recorde com quatro compositores de diferentes países: Ryuichi Sakamoto (Japão), Cong Su (Coréia do Sul),Hans Zimmer (Alemanha) e David Bowie ( Inglaterra).
Indiscutivelmente a trilha sonora do filme O ÚLTIMO TANGO EM PARIS, composta por Gato Barbieri, acabou sendo aquela que ostentou o maior sucesso e teve uma sobrevivência separada das cenas do filme.
Bertolucci se desprendeu do seu ativismo político, como integrante do Partido Comunista Italiano, a partir dos anos oitenta, quando passou a viver mais fora da Itália e dirigindo filme que de certa maneira, contribuíram para atenuar o mal-estar político que sentia. Nesse período fora da Itália ele dirigiu O CÉU QUE NOS PROTEGE (1990) e O PEQUENO BUDA (1993).
Em 2000 ele teve problemas com uma hérnia de disco, que o colocou numa cadeira de rodas e nunca mais se recuperou. Bertolucci dizia que seus filmes era uma espécie de terapia, isso o ajudava a aplacar os males. Bernardo Bertolucci dirigiu 25 filmes, faturou 49 prêmios dentre eles 2 Oscars e 2 Globos de Ouro. Ele faleceu em Roma no dia 26 de novembro aos 77 anos, mas seus filmes continuam com vida própria, valorizados por maravilhosas trilhas sonoras.