Edward Nikolayevich Artemiev, ou simplesmente Eduard Artemyev, nasceu na cidade de Novosibirsk, Rússia, no dia 30 de novembro de 1937. Formado no Conservatório de Música de Moscou, foi nos anos sessenta que ele se apaixonou pela música eletrônica, a partir de então passou a estudar, pesquisar e compor. Foi nessa época que o matemático russo Yevgeniy Murzin que construiu um dos primeiros sintetizadores, Artemiv ficou encantado e ao mesmo tempo desafiado a explorar toda a potencialidade desse equipamento. Artemiev sempre se notabilizou por uma sensibilidade que ao mesmo tempo em que mostrava uma certa extravagância, também conseguia imprimir uma nova dinâmica em termos de propostas musicais. Certa vez, mostrou seu acervo de composições para Tarkovsky e lançou um desafio ao cineasta, quanto a perspectiva de inovar em termos de trilhas sonoras. Foi assim que nasce então o seu primeiro trabalho nessa parceria, que foi por intermédio do filme SOLARIS de 1971, uma espécie de contraponto para 2001, UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO.
Com mais de 160 trilhas compostas para o cinema, Artemiev acabou de compor a trilha sonora do novo filme de Andrei Konchalovsky, O PECADO. Aliás, foi justamente o cineasta Konchalovsky que abriu as portas de Hollywood para Artemiev, com quem iniciou parceria em 1979 através do filme SIBIRIADA, mas com a chancela de Hollywood surgiria em 1991 O CÍRCULO DO PODER.
Um dos trabalhos mais apurados do compositor russo Artemiev foi para o filme O SOL ENGANADOR de 1994 dirigido por Nikita Mikhalkov.