CONDUZINDO MISS DAISY (1989)

Publicado por admin em ter, 10/03/2017 - 15:24
Trilha sonora do filme Conduzindo Miss Daisy composta por Hans Zimmer

CONDUZINDO MISS DAISY foi o filme que possibilitou a atriz Jessica Tandy ganhar o seu primeiro Oscar. Ela faz o papel de uma senhora judia que, a princípio, mantém uma relação fria e distante com seu motorista negro, mas que aos poucos vai sendo estreitada até se tornar profundamente fraternal.

A trilha sonora do filme foi composta pelo compositor alemão Hans Zimmer. Ele começou a compor na década de 1980 e estudou música eletrônica com Stanley Myers, com quem chegou a desenvolver alguns trabalhos para o cinema. Mas na sua época de Londres, o forte era produção de jingles para o rádio e televisão. Mas foi Stanley Myers que o introduziu no cinema, abrindo-lhe as portas para um sucesso que não tardaria em chegar. Em 1988 ele obtém sua primeira indicação para concorrer ao Óscar de melhor trilha sonora pelo trabalho para o filme RAIN MAN, de Barry Levinson.

Um dos primeiros trabalhos de Zimmer para o cinema, em parceria com Stanley Myers, foi por ocasião do filme dirigido por Stephen Frears, MINHA ADORÁVEL LAVANDERIA. Dessa época, temos uma trilha feita com muito esmero, onde Zimmer revela profundo desembaraço ao trabalhar com temas de músicas de raiz, como é o caso da África do Sul em UM MUNDO Á PARTE, filme dirigido por Chris Menges. Depois da trilha sonora de UM MUNDO À PARTE, em 1992, Zimmer vai trabalhar com o diretor John Avildsen em O PODER DE UM JOVEM. Esta experiência épica permitiu a Zimmer uma oportunidade original de escrever canções e música para criar atmosferas tribais e grifando todo o esforço histórico da película. Hans Zimmer é um dos mais premiados compositores da atualidade, não foram poucos os prêmios que recebeu, passando desde o Óscar da Academia, Las Vegas Film Critics Society Awards, Hollywood Film Festival, Grammy Awards, Golden Satellite Awards, Golden Globes, USA, German Phono Academy, Chicago Film Critics Association Awards, Broadcast Film Critics Association Awards, BMI Film & TV Awards e muitos outros prêmios. De qualquer maneira, os trabalhos de Zimmer acabam sempre tendo um reconhecimento por parte da crítica, muito embora também existam aqueles que colocam restrições ao seu estilo. Em termos de popularidade, outra trilha de Zimmer que ganhou grande expressão foi O GLADIADOR, para o cineasta Ridley Scott.

Quando Morgan Freeman é indicado para a festa do Óscar é muito frequente ouvirmos os acordes de CONDUZINDO MISS DAISY. O compositor Hans Zimmer, além de compor a música original para o filme, utilizou-se da canção “Kiss of Fire”, interpretada por Louis Armstrong e uma bonita Ária de Dvorak denominada “Song Of Moon”, interpretada pela soprano Gabriele Benachova.