ANIVERSÁRIO DE ANNE DUDLEY

Publicado por admin em seg, 05/07/2018 - 07:08
Em 2016 Anne Dudley trabalhou com o cineasta Paul Verhoeven por ocasião do thriller ELLE, estrelado por Isabelle Huppert e mais uma vez ela esbanja talento. No arquivo de áudio em anexo estamos apresentando a trilha sonora de ELLE, composição de Anne Dudley.

A compositora Anne Dudley nasceu em Chatham, condado de Kent na Inglaterra no dia 07 de maio de 1956. Quando cursava o primário ganhou um piano da sua mãe e começou a estudar música. Mais tarde quando de seu ingresso no Royal College of Music passou a se interessar pelo clarinete. Desde quando passou a se interessar pela composição Anne Dudley sempre teve claro que sem desenvolver a capacidade para ter a capacidade de trabalhar sozinha com muito senso de adaptabilidade e versatilidade, o trabalho poderia não render. É justamente a partir do piano que nasce a sua inspiração, que também pode ser transpirada no sintetizador. 

A sua experiência pop veio através da banda Art of Noise que ela fundou em 1983, com isso possibilitou que trabalhasse também com importantes expoentes da música vocal como Rod Stewart, Elton John, Paul McCartney entre outros. Paralelamente ao perfil popuilar, também se destaca a Anne Dudley erudita, pois possui um acervo expressivo de composições. Quando conheceu o violinista Joshua Bell, ela teve a oportunidade de compor algumas peças para alguns contos infantis, a partir de um grupo de câmera, com ela trabalhando ao lado do violoncelista Steve Isserlis. A sua entrada para o campo das trilhas começou justamente quando produziu músicas para dois vídeos do seu grupo musical Art of Noise em 1984. Em 1987 sua primeira experiência no cinema compondo a trilha sonora da comédia Tries Trapalhões da Pesada, com direção de Michael Schultz. Mas o ano de 1992 foi marcante na sua carreira de compositora de trilhas, pois dois trabalhos merecem destaque. O primeiro para o thriller FACE A FACE COM O INIMIGO, filme de Carl Schenkel e TRAÍDOS PELO DESEJO do cineasta Neil Jordan, que ensejou a Anne Dudley ganhar o seu primeiro prêmio que foi o ASCAP de melhor música. Mas o premio maior, Oscar viria em 1997 através do filme OU TUDO OU NADA.

Seu gosto apurado pela música desde a infância, já apontava que aquela garotinha tinha que ser musicista, não tinha espaço para um plano B. Afinou os ouvidos com jazz de Oscar Peterson e Bill Evans. A boa qualidade dos trabalhos produzidos para o cinema por Anne Dudley podem ser exemplificados através de trilhas como TRISTÃO  E ISOLDA, filme de 2006.

Uma das experiências a referendar a sua competência foi quando do filme OS MISERÁVEIS de 2012, no qual respondeu pela produção musical. 

Em 2016 Anne Dudley trabalhou com o cineasta Paul Verhoeven por ocasião do thriller ELLE, estrelado por Isabelle Huppert e mais uma vez ela esbanja talento. No arquivo de áudio em anexo estamos apresentando a trilha sonora de ELLE, composição de Anne Dudley.

Seu mais recente trabalho para o cinema é o musical de 2017, MAMA MIA! LÁ VAMOS NÓS OUTRA VEZ que chega ao Brasil nos cinemas no mês de julho.