Música no Cinema

ANIVERSÁRIO DE GABRIEL YARED

Publicado por admin em seg, 10/07/2019 - 17:07
Gabriel Yared já tem um acervo de 122 trilhas compostas tendo arrebatado 1 Oscar e 1 Globo de Ouro pela música de O Paciente Inglês, além de 15 outros prêmios e ter sido indicado para outros 38 prêmios, evidenciando o quanto sua música tem sido valorizada.

No arquivo de áudio você poderá ouvir o programa A Música no Cinema do dia 06 de outubro, em homenagem aos 70 anos do compositor libanês Gabriel Yared. São 60 minutos sobre a trajetória cinematográfica deste notável  compositor destacando as suas mais belas páginas musicais compostas para o cinema.

OS 70 ANOS DE PEDRO ALMODOVAR

Publicado por admin em dom, 09/22/2019 - 12:17
Pedro Almodovar é diretor, roteirista, compositor e ator sendo o cineasta espanhol mais famoso desde Luis Buñuel e Carlos Saura.

Pedro Almodovar é diretor, roteirista, compositor e ator sendo o cineasta espanhol mais famoso desde Luis Buñuel e Carlos Saura. Ele nasceu em Calzada de Calatrava, La Mancha, Espanha , no dia 24 de setembro de  1951. Neste programa A Música no Cinema vamos falar da sua importante filmografia, mas também falaremos de aspectos da sua vida, muitos deles integrados aos roteiros de seus filmes.

ANIVERSÁRIO DE TOM CRUISE

Publicado por admin em dom, 06/30/2019 - 11:52
Clique no arquivo de áudio para ouvir o programa A Música no Cinema em homenagem ao ator Tom Cruise.

Seu nome tem um ar aristocrático e nobre, ele foi batizado como Thomas Cruise Mapother IV, mas a partir do instante em que entrou para o mundo do cinema, uma abreviação deixou-lhe o nome de Tom Cruise. Cruise nasceu no dia 3 de julho de 1962, na cidade de Syracuse, New York. Na sua trajetória cinematográfica já são 49 filmes que renderam 52 prêmios , além da indicação para três Oscars. Neste momento Tom Cruise está rodando a continuação de Top Gun, contracenando ao lado de Jennifer Connelly. O filme tem a direção de Joseph Kosinski e o lançamento está previsto para junho de 2020.

TRIBUTO PARA CHARLES AZNAVOUR

Publicado por admin em seg, 05/20/2019 - 11:11
Clique no arquivo de áudio para ouvir o programa em homenagem ao astro francês Charles Aznavour.

Charles Aznavour não era apenas um cantor, ele congregava outras atividades que lhe davam enorme prazer, seja na condição de ativista político, tendo criado uma fundação com objetivo de auxiliar refugiados armênios. Em 2004 ele foi agraciado com o título “Herói Nacional da Armênia, em função do seu trabalho humanitário. Charles Aznavour nasceu em Paris no dia 22 de Maio de 1924 e faleceu no dia 01 de Outubro de 2018 em Alpilles, França. 

Clique no arquivo de áudio para ouvir o programa em homenagem ao astro francês Charles Aznavour.

DAVID LEAN, UM MESTRE DA DIREÇÃO

Publicado por admin em dom, 03/24/2019 - 10:40
Quando falamos de David Lean, estamos nos reportando a um dos maiores representantes da geração clássica do cinema. Reconhecidamente um dos mais respeitados e gabaritados cineastas, cujo talento o conduziu a exemplos bem sucedidos na tela como A PONTE DO RIO KWAI, LAWRENCE DA ARÁBIA, DOUTOR JIVAGO, A FILHA DE RYAN e PASSAGEM PARA A ÍNDIA.

Quando falamos de David Lean, estamos nos reportando a um dos maiores representantes da geração clássica do cinema. Reconhecidamente um dos mais respeitados e gabaritados cineastas, cujo talento o conduziu a exemplos bem sucedidos na tela como A PONTE DO RIO KWAI, LAWRENCE DA ARÁBIA, DOUTOR JIVAGO, A FILHA DE RYAN e PASSAGEM PARA A ÍNDIA.A sua gloriosa trajetória cinematográfica será contada no programa A Música no Cinema deste dia 24 de Março. O programa transmitido pela Rádio Universitária FM 107,5 começa às oito da noite.

LUC BESSON FAZ 60 ANOS

Publicado por admin em dom, 03/17/2019 - 19:20
Depois de uma travessia bem sucedida na IMENSIDÃO AZUL, Luz Besson construiu uma carreira de sucessos.

Luc Besson é considerado por muitos como o Steven Spielberg francês. Filho de dois instrutores de mergulho, viveu toda a sua infância nos "Club Méditerranée" da Grécia e da ex- Iuguslávia. Regressou a Paris para completar os estudos e acabou se apaixonando pelo cinema e pela televisão ele parte para Hollywood onde estuda cinema  durante três anos.  Luc Besson nasceu no dia 18 de março de 1959 em Paris e passou a maior parte de sua infância morando em lugares idílicos, em vários refúgios, onde seus pais trabalhavam como instrutores de mergulho.

TRIBUTO PARA ASTOR PIAZZOLLA.

Publicado por admin em dom, 03/10/2019 - 17:01
Astor Piazzola compos 92 trilhas sonoras entre filmes, documentários, curtas e longas. Suas músicas estão em trilhas sonoras de mais de 60 filmes.  Um programa especial em homenagem ao grande compositor e músico argentino Astor Piazzolla. Clique no arquivo de áudio para ouvir o programa.

Astor Pantaleon Piazzolla nasceu na cidade de Mar Del Plata no dia 11 de março de 1921 e faleceu no dia 04 de julho de 1992 em Buenos Aires. Antes de completar cinco anos de idade, já tinha transferido residência para os Estados Unidos, onde a família permaneceu até 1936. Quando completou oito anos de idade, ganhou do pai um acordeon que passou a ser o instrumento com o qual teve a mais profunda identificação, ao lado do piano, com o qual desenvolveu os estudos. Astor Piazzola compos 92 trilhas sonoras entre filmes, documentários, curtas e longas.

KIRK DOUGLAS FAZ 102 ANOS.

Publicado por admin em dom, 12/09/2018 - 10:17
Issur Danielovitch Demsky ninguém poderia imaginar que um dia esse nome, viria a se transformar numa legenda de Hollywood identificada simplesmente por Kirk Douglas.Ele está completando 102 anos, neste ano em que recebeu o terceiro Globo de Ouro da sua carreira.

Issur Danielovitch Demsky ninguém poderia imaginar que um dia esse nome, viria a se transformar numa legenda de Hollywood identificada simplesmente por Kirk Douglas.Ele está completando 102 anos, neste ano em que recebeu o terceiro Globo de Ouro da sua carreira.

PROGRAMA ESPECIAL PARA BERNARDO BERTOLUCCI

Publicado por admin em dom, 12/02/2018 - 10:43
Bernardo Bertolucci nasceu em Parma no dia 16 de março de 1941. Ele tinha 15 anos e já brincava com uma câmera de 16 mm, dando as pistas do que viria a ser no futuro.Bernardo Bertolucci que morreu no ultimo dia 26 de novembro que foi vencido por um câncer.

Certa vez perguntaram ao cineasta Bernardo Bertolucci  porquê sendo ele um comunista, ele fazia sempre filmes com personagens fascistas. Então ele respondeu que o homem comum é fascista e que seus personagens, na condição de pessoas normais estavam predestinadas a serem fascistas em função do próprio inconsciente de cada um. Este era o polemico e controvertido cineasta Bernardo Bertolucci que morreu no ultimo dia 26 de novembro que foi vencido por um câncer. Bernardo Bertolucci nasceu em Parma no dia 16 de março de 1941.