AS SANDÁLIAS DO PESCADOR (1968)

Publicado por admin em seg, 10/02/2017 - 15:58
Trilha sonora original do filme As Sandálias do Pescador composta por Alex North

O filme AS SANDÁLIAS DO PESCADOR, dirigido por Michael Anderson, é baseado no livro de Morris West que profeticamente antecipa um fato que viria acontecer quinze anos mais tarde. Um papa do Leste Europeu assume o comando da Igreja Católica. Até no nome do papa houve coincidência, já que no filme o ator Anthony Quinn interpreta o papa Kiril, enquanto que o nome de João Paulo II, Karol. O elenco do filme é complementado por expressões como John Gilgud, Vittorio De Sica e Laurence Olivier.

A trilha sonora composta por Alex North é épica e assume contornos de sinfônica. A partir da Overture já temos uma dimensão clara sobre o papel que a música terá na estrutura de narrativa do filme.

Alguns trechos da música que marcam a entrada dos cardeais para a eleição do papa, repercutiram no trabalho de North para 2001 UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO, trilha que acabou rejeitada.

Inspirado pela paisagem cinematográfica do Vaticano, o compositor Alex North foi capaz de criar acordes magníficos que contribuíram não só para reforçar as cenas, mas, sobretudo, para contagiar os espectadores. A música que marca a coroação do papa é digna de um fato real, justamente neste aspecto que reside uma particularidade muito importante da música no contexto do filme, que é envolver o espectador fazendo com que ele vivencie uma realidade através da tela. As cenas tanto da eleição como da coroação, acabam tendo uma configuração estilisticamente jornalística, o que contribui para reforçar ainda mais a realidade das cenas.

Depois de ter recebido 15 indicações ao Óscar e não ganhar nenhuma estatueta, a Academia, como sempre faz, cismou de prestar uma homenagem, oferecendo um Óscar honorário pela contribuição de Alex North para a música no cinema, isso aconteceu na cerimônia realizada em 1986.

A trilha sonora de AS SANDÁLIAS DO PESCADOR foi agraciada com o Globo de Ouro.

A estreia de North no cinema aconteceu com a trilha sonora do filme 13ª CARTA, de 1951. Das 77 trilhas compostas para produções de cinema e televisão poderíamos destacar VIVA ZAPATA, A ROSA TATUADA, SPARTACUS, AGONIA E ÊXTASE, CLEOPATRA e GHOST DO OUTRO LADO DA VIDA.

North nasceu na cidade de Chester, Pennsylvania, no dia 04 de dezembro de 1910. Graduou-se em renomadas escolas como o Curtis Institute e a Juliard School. North também aprimorou seus estudos em composição no Conservatório de Moscou. Além do erudito, exercia um fascínio todo especial pelo jazz, não por acaso, muitas de suas trilhas mostram-se influenciadas pelo ritmo que conquistou o mundo.

Alex North trabalhou com os mais importantes nomes da direção cinematográfica como John Ford, Mike Nichols, Daniel Mann, Stanley Kubrick, Robert Parrish, Carol Reed e tantos outros. Alex North faleceu aos 80 anos no dia 08 de setembro de 1991.