ADIEU MONSIEUR LEGRAND

Publicado por admin em seg, 01/28/2019 - 09:47
 compositor francês Michell Legrand faleceu no dia último dia 26 de janeiro, ele que completaria 86 anos no próximo dia 24 de fevereiro.

Michel Legrand foi uma das grandes expressões da música no cinema de todos os tempos. Detentor de uma capacidade melódica extraordinária, conseguia imprimir em suas músicas um ritmo contagiante e que ficava gravado em nossa memória. Foi assim que ele construiu partituras notáveis e que contribuíram para render prêmios e reconhecimento. Compôs músicas para mais de 180 filmes, ganhou 3 Oscars, 5 Grammys 1 BAFTA ( Inglaterra) aleem de 1 Globo de Ouro.

Formado pelo Conservatório de Paris, Legrand entrou para o cinema no início da década de cinqüenta, mas foi na década de sessenta que ele consolidou o seu prestígio e conquistou um lugar de destaque no cenário da música no cinema. Consolidou parcerias importantes com nomes como de Jacques Demy, Louis Malle, Joseph Losey, Jean-Luc Goddard, Edouard Molinaro, John Sturges, Norman Jewison, Anatole Litvak e muitos outros. Amante da música popular brasileira chegou a tocar com vários músicos brasileiros e participou de muitas apresentações no Brasil. 

Uma de suas partituras mais belas foi composta para o musical de 1964 dirigido pelo notável Jacques Demy, OS GUARDA-CHUVAS DO AMOR estrelado por Catherine Deneuve. O filme foi indicado para 5 Oscars, inclusive de melhor trilha sonora. As suas músicas foram valorizadas por interpretações memoráveis como Ray Charles,Barbra Streisand, Frank Sinatra, Andy Williams, Aretha Franklin, Kiri Te Kanawa, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughn e muitos astros da música. A partir de 2014 Michel Legrand imprimiu uma jornada de concertos pelo mundo, passando por países como Estados Unidos, Japão, Irlanda, Holanda, Dimarca, Rússia, Argentina, Brasil e outros. Michel Legrand também exercitou seu lado erudito compondo algumas peças como concertos para piano e violoncelo. Michel Legrand ao lado da harpista Catherine Michel marcou levou suas músicas para distintas plateias, com um repertório dos mais importantes trabalhos para o cinema como OS GUARDA-CHUVAS DO AMOR, YENTL, O MAGNIFICO CROWN, VERÃO DE 42, O MENSAGEIRO entre outras.

O compositor francês Michell Legrand faleceu no dia último dia 26 de janeiro, ele que completaria 86 anos no próximo dia 24 de fevereiro.