UM HOMEM ÍNTEGRO (2017)

Publicado por admin em sab, 08/18/2018 - 10:21
O cineasta Mohammad Rasoulof faturou quatro prêmios com o seu filme UM HOMEM ÍNTEGRO, inclusive em Cannes e também no Festival de Cinema em Jerusalém, para tormento maior das autoridades iranianas.

O cineasta iraniano Mohammad Rasoulof não se intimida, pois desde seu primeiro filme tem sido perseguido e chegou a ser preso em 2010 junto com o seu amigo o diretor Jafar Panahi. Rasoulof cumpriu menos de um ano, pois foi solto mediante pagamento de fiança, enquanto que Panahi cumpriu prisão domiciliar. Para o filme  de 2017UM HOMEM ÍNTEGRO ele conseguiu uma autorização que impunha uma série de restrições, mas que nem por isso fez com que seu filme cumprisse o objetivo, denunciar a corrupção nas instâncias de poder no Irã. Reza, um pequeno criador de peixes, se vê em enormes dificuldades e começa a ser perseguido após se negar a pagar propina para os chefões  de um esquema que envolvia banco, polícia e autarquia de água da cidade. Reza prefere pagar juros de contas atrasadas, mas não paga propina aos agentes corruptos. Penhorou sua pequena propriedade, mas prefere lutar contra a injustiça do que alimentar a máquina da corrupção. Prefere ir para a cadeia, do que se aliar ao que existe de mais pernicioso na sociedade.  Uma narrativa profundamente instigante que mostra como vive a sociedade iraniana, pois tanto aqui como lá, o jeitinho é o mesmo, movido a propina. Desempenhos soberbos tanto do personagem principal Reza Akhlaghirad, com o personagem com o seu próprio nome no primeiro longa metragem da sua carreira, além da esposa interpretada pela atriz Soudabeh Beizaee, no seu segundo filme.

O cineasta Mohammad Rasoulof faturou quatro prêmios com o seu filme UM HOMEM ÍNTEGRO, inclusive em Cannes e também no Festival de Cinema em Jerusalém, para tormento maior das autoridades iranianas.

A trilha sonora do filme UM HOMEM ÍNTEGRO mais uma vez confiada ao fiel parceiro de Rasoulof, que é o compositor Peyman Yazdanian, uma das grandes revelações no campo das trilhas sonoras do Irã. Yazdanian é um compositor de sólida formação erudita, que estudou na Áustria e França, que colhe agora os louros de uma carreira iniciada em 1997 e que já rendeu mais de 50 trilhas sonoras compostas. Aproveitamos no arquivo de áudio para mostrar uma suíte contendo os mais belos trabalhos do compositor iraniano  Peyman Yazdanian.