Se por um lado não há nenhum compositor remanescente da Idade de Ouro da música no cinema, felizmente existem nos dias de hoje compositores que nos remetem a nomes como de Max Steiner, Bernard Herrmann, Miklos Rozsa, Alex North e tantos outros. Um desses nomes é de Alexandre Desplat, que tem sido um dos mais requisitados dos últimos tempos, notadamente pela sua capacidade em construir parcerias que nos remete a lembrar de Fellini e Rota, Morricone e Leone, John Williams e Spielberg. O compositor Alexandre Desplat ao longo de sua trajetória tem sido muito pródigo em conquistar a preferencia de cineastas como Jacques Audiard, Roman Polanski, Xavier Gianolli, Stephen Frears, Marion Vernoux, Gilles Bourdos, Wes Anderson além de outros.
Alexandre Desplat nasceu em Paris no dia 23 de agosto de 1961. Ele começou estudando piano, posteriormente trompete e flauta. No Conservatório de Paris estudou análise musical com Claude Ballif, viajando para os Estados Unidos onde estudou em Los Angeles, orquestração com Jack Hayes. Desplat tem alguns trabalhos em parceria,por exemplo, com o brasileiro Carlinhos Brown.
Alexandre Desplat demonstra uma enorme maturidade e conhecimento musical, muitas vezes rotulado injustamente de “compositor de autores”, o que poderia denotar um certo intelectualismo no seu trabalho, diferentemente disso ele tem procurado se adaptar as necessidades que cada trabalho exige. Por exemplo, ele pode perfeitamente se utilizar apenas de um trio ou quarteto, de muitos instrumentos, talvez de uma orquestra sinfônica, mas pode restringir tudo ao aproveitamento pura e simples de um sintetizador. Com Desplat as soluções musicais estão postas a partir da característica, do tipo de cada trabalho que tem pela frente.
Alexandre Desplat parece que nasceu para o cinema, a sua premissa era justamente de compor trilhas sonoras e nada mais, por isso a sua dedicação a cada trabalho, invariavelmente acaba tão valorizada que costuma render prêmios. Por isso que além de dois Oscars, respectivamente por Grande Hotel Budapeste (2015) A Forma da Água (2018) ele tem mais 90 prêmios. Uma produção invejável que chega a mais de 170 trilhas compostas num espaço de tempo de 32 anos. Neste anos de 2018 dois trabalhos distintos a trilha sonora do filme de guerra OPERAÇÃO FINAL, do cineasta Chris Weitz com quem trabalhou em A BÚSSULA DE OURO. Por outro lado, pela primeira vez Desplat assina uma trilha sonora de western, dirigida pelo amigo e parceiro Jacques Audiard THE SISTER BROTHERS, o primeiro filme do cineasta francês em Hollywood.