O PLANETA DOS MACACOS (1968)

Publicado por admin em seg, 10/02/2017 - 15:38
Trilha sonora original do filme O Planeta dos Macacos composta por Jerry Goldsmith

O filme O PLANETA DOS MACACOS foi baseado no livro de Pierre Boulle com direção de Franklin J. Schaffner com elenco encabeçado por Charlton Heston e Roddy Mc Dowall. Astronautas viajaram rumo ao futuro indo parar no ano de 3978 em que o Planeta Terra era dominado pelos macacos. O filme gerou sequências para mais quatro produções, além de duas feitas especialmente para a televisão.

A trilha sonora de O PLANETA DOS MACACOS foi composta por Jerry Goldsmith. Seus trabalhos para o cinema sempre revelaram uma grande preocupação quanto a empregar uma grande variedade de sons eletrônicos. Goldsmith utilizou de muita criatividade usando instrumentos como um clarinete sem o bocal, mas que fez o efeito eletrônico semelhante a um sintetizador. Isso pode ser sentido a partir do Tema Principal de O PLANETA DOS MACACOS.

Na cena em que Tayllor (Charlton Heston) identifica a presença dos macacos, que Goldsmith batizou de “Revelação”, mais uma vez percebemos a harmonia fruto de uma conjugação de sons produzidos por madeiras e metais.

Outro momento instigante da música de Goldsmith é quando Tayllor consegue fugir e é perseguido pelo exército de macacos. A música alterna efeitos mickeymousing e compassos que contribuem para tirar o fôlego dos espectadores.

A cena final na praia mostra Tayllor (Charlton Heston) se deparando com a estátua da Liberdade enterrada na areia percebendo que ele tinha voltado pra casa. Neste momento não cabe música, então a cena é preenchida pelo som da natureza, no caso o barulho das águas do mar. Goldsmith afirmou que não colocou música na cena final por julgar que Charlton Heston teria a estatura suficiente para preencher toda a cena.

A trilha sonora de Jerry Goldsmith para PLANETA DOS MACACOS foi indicada ao Oscar, mas perdeu para John Barry que levou a estatueta pela música de O LEÃO DO INVERNO.

 O compositor tinha um temperamento extremamente dócil e era dotado de um senso de humor que cativava as pessoas que o cercavam. Tanto assim que quando foi para o estúdio reger a The Phillarmonic Orchestra para a trilha de PLANETA DOS MACACOS, ele simplesmente apareceu a caráter, com uma máscara de macaco.

A partir dos anos 1970, ele passou a conjugar o sintetizador com a orquestra, o que predominou na maioria dos seus trabalhos. Por isso, dentre seus fãs estabeleceu-se certa polêmica e um inconformismo notadamente depois de trabalhos como em CHINATOWN e O VENTO E O LEÃO.

A primeira trilha composta por Jerry Goldsmith para o cinema foi o western protagonizado por Kirk Douglas SUA ÚLTIMA FAÇANHA. Merecem destaques as trilhas de PAPILLON, FUGA AUDACIOSA, CABOBLANCO, POLTERGEIST O FENOMENO, RAMBO PROGRAMADO PARA MATAR, A CASA DA RÚSSIA e tantas outras das 249 trilhas compostas entre cinema e televisão. Jerry Goldsmith morreu no dia 21 de Julho de 2004 vítima de um câncer de próstata.