TRILHA REJEITADA DE ‘2001 UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO’

Publicado por admin em sab, 09/08/2018 - 09:42
Em 1993 Jerry Goldsmith resolveu homenagear o seu amigo Alex North que faleceu no dia 08 de setembro de 1991, gravando com a National Phillarmonic Orchestra a trilha rejeitada por Stanley Kubrick.

Quando ocorre uma divergência entre o que pensa o diretor e o compositor sobre a música e esse impasse não consegue ser superado, então ou o compositor se curva ao pensamento do diretor ou abandona o projeto. Agora vamos focalizar um episódio que se traduz como um dos mais injustos com a figura de um compositor que está no fato desse ter o seu trabalho rejeitado e nem ao menos ser notificado sobre isso e alimentar, portanto, a expectativa de que sua música foi aceita para o filme. Isso aconteceu por ocasião do filme 2001 UMA ODISSEIA NO ESPAÇO. Stanley Kubrick contratou o compositor Alex North para compor a trilha sonora do seu filme e como havia pressa fez com que o compositor ficasse confinado num hotel de Londres durante dois meses, trabalhando incessantemente na trilha sonora do filme. Isso implicou inclusive em que Alex North passasse Natal e Ano Novo, trabalhando de forma incansável até que em janeiro de 1968 seu trabalho ficou pronto. O lançamento do filme aconteceu em 29 de abril de 1968 e na oportunidade Alex North juntamente com sua esposa Annemarie, foram assistir a estréia do filme e qual não foi a  surpresa do compositor ao perceber já nos acordes iniciais que não era a sua música que estava na trilha sonora de 2001, UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO. Ocorre que Kubrick, não satisfeito com o trabalho do compositor, resolveu ele mesmo escolher uma seleção de músicas e incluí-las na trilha sonora rejeitando o trabalho de North. Uma situação profundamente desrespeitosa e que praticamente selou o rompimento da relação entre ambos que havia se iniciado por ocasião do filme de 1960, SPARTACUS. 

Em 1993 Jerry Goldsmith resolveu homenagear o seu amigo Alex North que faleceu no dia 08 de setembro de 1991, gravando com a National Phillarmonic Orchestra a trilha rejeitada por Stanley Kubrick.

A trilha foi lançada pela gravadora Varese Sarabande, possibilitando que o mundo tomasse conhecimento dessa legendária trilha sonora que não foi aproveitada no filme “2001, UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO”.