HANS ZIMMER E A MÚSICA DE “UM MUNDO À PARTE”

Publicado por admin em seg, 01/14/2019 - 09:34
O filme UM MUNDO À PARTE dirigido pelo inglês Chris Menghes que marca seu primeiro longa metragem do cinema, convidando o compositor Hans Zimmer para compor a trilha sonora. Hans Zimmer estava em plena trajetória inglesa, com sua parceria com Stanley Myers que rendeu bons frutos.

O filme UM MUNDO À PARTE de 1988, dirigido pelo inglês Chris Menghes que marca seu primeiro longa metragem do cinema, convidando o compositor Hans Zimmer para compor a trilha sonora. Hans Zimmer estava em plena trajetória inglesa, com sua parceria com Stanley Myers que rendeu bons frutos. Mas por ocasião deste filme ocorreu um fato que foi determinante quanto a grande guinada que a carreira que Zimmer teve no cinema. Assistindo ao filme UM MUNDO À PARTE, estava na plateia Diana, esposa do cineasta Barry Levinson, que naquele ano estava rodando o seu filme RAIN MAN estrelado por Tom Cruise e Dustin Hoffman. Foi quando Diana, que ficou muito bem impressionada com a música de Zimmer para UM MUNDO À PARTE, sugeriu ao marido que convidasse o compositor para compor a trilha de RAIN MAN. Com isso, foi aberta uma porta larga para que Zimmer começasse a pavimentar a sua trajetória vitoriosa em Hollywood. Com a trilha RAIN MAN ele conquista sua primeira indicação ao Oscar, além de arrebatar o seu primeiro prêmio BMI Film & TV Awards.

A trilha sonora do filme UM MUNDO À PARTE mostra que a exemplo de Artemiev e Vangelis, a música eletrônica ganhava um novo e criativo aliado. As soluções musicais oferecidas por Zimmer neste seu trabalho, rapidamente assumiram novas dimensões e a medida que a evolução tecnologia crescia, na mesma proporção a inspiração e transpiração do compositor alemão produzindo soberbos trabalhos.