THOMAS NEWMAN FAZ 64 ANOS

Publicado por admin em sab, 10/19/2019 - 09:37
Thomas Newman completando 64 anos neste dia 20 de outubro de 2019, autor de 113 trilhas sonoras que renderam 49 prêmios além de ter sido indicado em 14 oportunidades para o Oscar.

Se você acha que só a família Addams fez sucesso no cinema é porque você não conhece a família Newman. Vamos então nos reportar a um flagrante deste sábado dia 20 de outubro de 2019, fato este registrado em algum canto do paraíso celestial. A conversa animada de três irmãos Alfred, Emil e Lionel, curiosamente o trio atuou na condição de compositores de trilhas para o cinema e chefiaram os departamentos musicais dos mais famosos estúdios de cinema de Hollywood. Porém dos três, foi Alfred o mais reconhecido em termos de fama, prestígio e prêmios, pois é o campeão na festa do Oscar tendo arrebatado ao longo da sua carreira nada mais do que nove estatuetas. O trio estava na maior gargalhada quando chega então a padroeira dos músicos, Santa Cecília, que logo queria saber o motivo de tanta alegria. Alfred então comentou que pelo fato de ter nascido em New Heaven, depois de morto encontrou um novo refúgio onde curou o enfisema, fruto de quatro maços de cigarros que eram consumidos diariamente. Alfred estava alegre também pelo fato de que neste dia 20 de outubro, seu filho mais velho, Thomas, estava completando 64 anos e disse:

-Sabe Santa Cecília, tenho muito orgulho de meus filhos e uma alegria muito grande pelo fato de tanto o Thomas quanto o David terem seguido o mesmo caminho que eu, no campo das trilhas sonoras. Também a minha querida filha Maria, uma virtuosa violinista que já figurou nas mais importantes orquestras como a Filarmônica de Nova Iorque!

Nesse instante Emil resolve interromper:

-Veja Santa Cecília, depois que o Alfred veio morar aqui, tratei de cuidar dos passos do Thomas, principalmente, proporcionando a ele oportunidades de conviver com a música no cinema. Uma das maiores emoções do Thomas foi quando o levei para os estúdios em 1974 para assistir a gravação da trilha sonora do filme TUBARÃO, sob a regência do próprio autor John Williams. 

Nesse instante o Alfred resolve interromper o irmão:

-Santa Cecília, é verdade essa história de tio João, pois em 2015 o John teve que implantar um marca passo e não pode compor a trilha sonora do filme Ponte dos Espiões do Steven Spielberg e para nossa surpresa, o tio João chamou o Thomas para fazê-la! Não é maravilhoso?

E Santa Cecília resolve então pedir aos três irmãos para que em homenagem ao Thomas Newman que cada um escolhesse a trilha de sua preferência que ele compôs para o cinema.

Lionel que até então estava mais calado e foi o primeiro a se manifestar e de uma certa forma, parece ter puxado a sardinha para a sua brasa.

- Minha trilha do Thomas que mais aprecio é MEUS TIOS HERÓIS, filme de 1995 que foi o primeiro longa dirigido pela Diane Keaton!

De forma mais intimista Emil deu a sua opinião:

- Uma trilha insuperável de Thomas foi para o filme de 1995 UM SONHO DE LIBERDADE, verdadeiramente foi uma injustiça ele não ter levado o Oscar!

E qual seria a trilha sonora preferida do pai de Thomas, o lendário Alfred Newman que disse o seguinte:

- Alguns colegas compositores sempre me diziam que as minhas trilhas eram sempre impregnadas de uma certa turbulência romântica e com um certo grau de precisão e intensidade apaixonada. Nesse sentido, quando ouvi o trabalho musical de Thomas para o filme PERFUME DE MULHER de 1992, o seu estilo havia se aproximado de uma forma verdadeiramente fantástica de conseguir extravasar os sentimentos através da música.

Santa Cecília então para não alongar demais aquele momento e aproveitando a oportunidade da data de 20 de outubro foi logo puxando:

- Cantemos todos a uma única voz:

Happy Birthday Thomas Newman! 

Nos arquivos de áudio você poderá ouvir as trilhas de MEUS TIOE HERÓIS, PERFUME DE MULHER e UM SONHO DE LIBERDADE.