CAÇADORES DA ARCA PERDIDA (1981)

Publicado por admin em ter, 10/03/2017 - 09:53
Trilha sonora original do filme Caçadores da Arca Perdida composta por John Williams

John Philip Souza foi um dos maiores compositores de marchas de todos os tempos, reunindo 136 obras que foram executadas por bandas das mais diversas nações de todo o mundo. Souza foi um gênio inspirado por um patriotismo capaz de gerar as famosas “souzianas”. Uma figura de expressão internacional e que teve suas obras produzidas num estilo inconfundível e que surgiu para imortalizar suas composições clássicas. Se fosse vivo e tivéssemos a oportunidade de perguntar a Souza sobre qual marcha do cinema ele gostaria de ter composto, não temos dúvidas de que responderia: Caçadores da Arca Perdida.

Vamos imaginar que John Philip Souza e John Williams fossem convocados por Steven Spileberg para compor uma marcha para temperar as peripécias de Indiana Jones. Da parte de Souza poderíamos esperar uma marcha que guardasse semelhança com outros trabalhos, mas que estivesse voltada especificamente para uma banda muito mais de regimento do que de um herói do calibre de Indiana Jones. Da parte de John Williams, temos então o seu trabalho que representa uma conjugação interessante de estilos que passam desde a banda sinfônica, como de metais e trompas. Com isso, somos obrigados a reconhecer que é um trabalho de apurado refinamento e serve, sobretudo, para reafirmar que quando falamos de banda de metais estamos nos reportando ao aspecto de competições. Justamente o enredo da história contada por Spielberg, por meio do herói Indiana Jones, uma espécie de James Bond dos tempos das cavernas, que enfrenta o exército nazista.

 A trilha sonora assinada por John Williams começa com uma rompante marcha que serviu de prefixo musical para muitos eventos de formaturas a convenções chegando até o próprio Oscar. A ironia do destino é que a trilha foi indicada, mas não levou o prêmio. Em compensação, o compositor John Williams foi agraciado com outros prêmios importantes como o badalado Grammy.

Independente dos prêmios que a trilha sonora de CAÇADORES DA ARCA PERDIDA conquistou, o aspecto mais importante está na qualidade e refinamento do trabalho de John Williams, que não por acaso se constituiu num dos colaboradores mais relevantes do cineasta Steven Spielberg. Desde o início dessa parceria que Spielberg, por ocasião dos lançamentos das respectivas trilhas de seus filmes, nunca se furtou a escrever algumas linhas enaltecendo e valorizando as composições de Williams.

Com a Orquestra Filarmônica de Los Angeles e Boston Pops Orquestra, o compositor John Williams realizou vários concertos nos quais destaca a sua produção para o cinema. Um dos temas mais entusiasmantes para as plateias é a marcha de CAÇADORES DA ARCA PERDIDA.