EM NOME DO PAI

Publicado por admin em qui, 05/23/2019 - 09:40
Nicola Piovani completando 73 anos no dia 26 de Maio. No dia do seu aniversário ele ganha um programa especial em A Música no Cinema pela Rádio Universitária FM da Universidade Federal de Uberlândia,MG.

Ao assistir ao filme de Marco Belocchio de 1970 o que me impressionou sobremaneira foi aquele tema principal com uma fusão perfeita de instrumentos e vozes. Como havia entrado na sala de projeção aos cinco minutos do início do filme, perdi os créditos iniciais para saber quem era o autor da trilha sonora. No final, ao ver o nome de Nicola Piovani  tirei meu caderno de anotações do bolso e escrevi seu nome. Três anos mais tarde, novamente iria me deparar com uma trilha sonora de Nicola Piovani por ocasião do filme FLÁVIA, A MONJA MUÇULMANA estrelado pela brasileira Florinda Bolkan. Os solos de violão e flauta a partir do tema inicial prenunciam a estrutura melodiosa que estava reservada por Piovani para o resto do filme. Em 1982 ao assistir ao filme A NOITE DE SÃO LOURENÇO, mais uma surpresa agradável com Nicola Piovani oferecendo uma expressiva trilha para este impactante filme considerado obra prima dos irmãos Taviani. A partir desse filme nasce a parceria de Piovani com os irmãos Taviani que renderia outros belos trabalhos como BOM DIA BABILONIA. Com a trilha sonora do filme EM NOME DO PAI dei início a coleção das trilhas sonoras desse extraordinário compositor Nicola Piovani, capaz sempre de oferecer soluções musicais que se moldam perfeitamente nos filmes para os quais trabalha. A rigor, um dos grandes segredos do seu trabalho está na capacidade de permitir que a sua música consiga expressar aquilo que a cena não mostra e os atores não dizem.

Nos arquivos de áudio você poderá ouvir os temas principais dos filmes EM NOME DO PAI, FLAVIA A MONJA MUÇULMANA, A NOITE DE SÂO LOURENÇO e BOM DIA BABILÔNIA.